Cidade turística europeia lança campanha para afastar turistas; entenda!

A campanha de turismo planeja mudar a imagem da cidade para os viajantes e focar em outros aspectos. Saiba mais detalhes!

Amsterdã vai iniciar uma campanha de turismo visando manter afastados os turistas que atrapalham a prosperidade da cidade. A “campanha de desencorajamento” quer impedir a entrada de visitantes que vão para a cidade principalmente atrás de bebedeira, drogas e sexo. Inicialmente, o foco são os turistas britânicos, considerados um dos tipos de visitantes da cidade holandesa mais malcomportados.

Campanha de desencorajamento de turistas em Amsterdã

A campanha publicitária foi pensada depois que as autoridades de Amsterdã introduziram uma série de medidas para conter o comportamento perturbador que estava ocorrendo. Assim, espera-se que essa campanha de turismo mude a reputação da cidade, atualmente vista como um destino para drogas, álcool e prostituição.

Os governantes estão preocupados com o fato da cidade estar atraindo um tipo de turismo vulgar indesejado. Por isso, essas autoridades vão iniciar uma “campanha de desencorajamento” na próxima primavera, visando afastar visitantes estrangeiros que se envolvem em comportamentos ofensivos.

LEIA MAIS: 13 cidades incríveis com canais além de Veneza

A fama da cidade ao redor da baderna

O distrito da luz vermelha de Amsterdã é famoso por seus bordéis legalizados e vitrines de prostitutas. Mas os moradores dizem que a área atrai turistas embriagados que criam uma atmosfera desconfortável e insegura.

Os cafés de maconha da cidade também atraem grupos barulhentos de festas de despedida de solteiro. Por isso, a campanha de turismo inicialmente se concentrará nos visitantes britânicos. Assim, obtendo sucesso, a publicidade também será direcionada a viajantes de outros países.

Dentre as ações para desencorajar a visita de turistas baderneiros, estão a proibição de consumo de canábis nas ruas do centro da cidade, limitação de festas de despedida de solteiro e redução da quantidade de cruzeiros nos rios.

LEIA TAMBÉM: As 5 cidades mais ricas em cultura da Europa; veja o ranking!

Objetivo de afastamento de alguns turistas

O vice-prefeito da cidade que está implementando as medidas de turismo, Sofyan Mbarki, disse que o objetivo da campanha de desestímulo é impedir a entrada de visitantes que não são desejados. Além disso, disse que para mudar a imagem do local “é necessário agir agora”.

O objetivo é “limpar” a reputação da cidade e focar o turismo em seus edifícios históricos e canais românticos. As autoridades têm um plano de longo prazo para reduzir o número de turistas — abaixo de 10 milhões de pernoites por ano — e limitar os aluguéis do Airbnb.

As medidas são necessárias para evitar transtornos e superlotação. Amsterdã é uma cidade com grande visibilidade mundial, e a agitação e a vivacidade estão ligadas a isso. Porém, para manter a cidade habitável, é preciso impor limites, sem deixar que ocorra um crescimento irresponsável.

Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais artigos informativos e curiosidades sobre diversos assuntos!

Você pode gostar também