Cientistas descobre o 2° buraco submarino mais profundo do mundo – Veja como é!

Conheça o novo "buraco azul" revelado pelos pesquisadores do Ecosur e batizado de Taam ja' na língua maia.

Preparado para uma notícia inédita? Os cientistas do Ecosur (Colegio de la Frontera Sur) surpreenderam o mundo com uma descoberta espetacular: uma caverna marinha impressionante, que se estende por incríveis 274 metros de profundidade, foi encontrada na baía de Chetumal, no México.

Esse tesouro subaquático foi nomeado de Taam ja’ Blue Hole, que significa “águas profundas” na língua maia, e revela um novo capítulo emocionante do nosso planeta. Após uma meticulosa exploração, os pesquisadores decidiram compartilhar um estudo detalhado sobre essa caverna submarina deslumbrante, publicado recentemente na conceituada revista Oceanographic Discoveries.

Entenda a descoberta!

A Taam ja’ Blue Hole é um verdadeiro espetáculo da natureza! Suas paredes íngremes e declives impressionantes, com inclinações de até 80 graus, foram cuidadosamente mapeadas pelos cientistas, que mergulharam em suas profundezas, coletaram amostras de água e utilizaram tecnologia de sonar para revelar seus segredos ocultos.

Descobriu-se que essa maravilha submarina, conhecida como “buraco azul”, abrange uma área de 13,7 quilômetros quadrados e está localizada em uma profundidade onde ocorrem mudanças notáveis de temperatura e salinidade, criando um ecossistema único.

Em termos de profundidade, a Taam ja’ Blue Hole fica atrás apenas de um “buraco azul” encontrado em Sansha Yongle, na China, com 300 metros. No entanto, essa nova descoberta supera em profundidade o famoso Grande Buraco Azul, localizado na costa de Belize, que possui 125 metros de profundidade.

LEIA MAIS:

Por que isso é empolgante para a ciência?

Os cientistas estão empolgados com as perspectivas futuras dessa descoberta. Assim, planejam realizar estudos aprofundados sobre a diversidade microbiana presente nas águas da caverna, além de investigar a vida que habita esse ecossistema único.

Ademais, a estrutura e a geologia da Taam ja’ Blue Hole podem fornecer informações valiosas sobre o passado distante, revelando detalhes sobre o ambiente e o clima durante a última Era do Gelo.

Tesouros subaquáticos

Não é incomum encontrar fósseis de criaturas pré-históricas, como tartarugas e crocodilos, em cavernas semelhantes. Logo, esses tesouros subaquáticos são conhecidos por abrigar uma grande diversidade de vida, incluindo corais, tartarugas-marinhas, tubarões e uma riqueza de organismos microscópicos únicos.

Essa descoberta inspiradora nos lembra da importância crucial de preservar e proteger esses ambientes marinhos extraordinários. Vamos torcer para que esses locais impressionantes permaneçam intocados pelo flagelo do lixo plástico.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também