Carros elĂ©tricos: 5 coisas que vocĂȘ precisa saber sobre eles!
Aqui estĂŁo algumas coisas que vocĂȘ precisa saber sobre carros elĂ©tricos.
Se vocĂȘ estĂĄ pensando em dirigir um carro elĂ©trico de forma mais ecolĂłgica, provavelmente estĂĄ se perguntando quais sĂŁo suas opçÔes e precisa de respostas para suas perguntas antes de se afastar de seu veĂculo movido a gasolina.
Os veĂculos elĂ©tricos representam cerca de 2% dos carros novos nas estradas. Ainda assim, mesmo 1% dos 15 milhĂ”es de carros e caminhĂ”es novos vendidos a cada ano significa muita coisa. E esse nĂșmero vai aumentar Ă medida que os fabricantes continuam a introduzir novos modelos no mercado.
5 coisas que vocĂȘ deve saber antes de comprar um carro elĂ©trico
Abaixo, detalhamos as diferentes opçÔes de carros EV. Mostramos o bĂĄsico do que vocĂȘ precisa saber sobre carregamento, alcance, custos de propriedade, recursos de segurança e muito mais para que vocĂȘ possa escolher o veĂculo elĂ©trico certo que atenda a todas as suas necessidades.
Tipos de veĂculos elĂ©tricos
Uma introdução aos carros elĂ©tricos começa com uma explicação das abreviaturas usadas para descrever os diferentes tipos de veĂculos elĂ©tricos. EV Ă© o termo geral para um veĂculo elĂ©trico.
BEV, ou veĂculo elĂ©trico movido a bateria, usa apenas seu motor ou motores elĂ©tricos para propulsĂŁo. HEV significa veĂculo elĂ©trico hĂbrido. Um HEV Ă© um carro elĂ©trico que funciona com um motor de combustĂŁo interna e um motor elĂ©trico.
Um PHEV Ă© um plug-in hĂbrido. Os PHEVs se conectam a uma tomada elĂ©trica para carregar as baterias e usam um combustĂvel Ă base de petrĂłleo ou alternativo para alimentar o motor de combustĂŁo interna.
FCEV sĂŁo veĂculos elĂ©tricos que usam cĂ©lula de combustĂvel de hidrogĂȘnio comprimido. Eles nĂŁo estĂŁo amplamente disponĂveis, exceto na CalifĂłrnia.Â
Alcance de veĂculos elĂ©tricos
Mesmo que os EVs de hoje possam acomodar facilmente a maior parte da direção diåria, os fabricantes de baterias de carros elétricos continuam a melhorar a capacidade e os tempos de recarga para viagens mais longas.
O alcance dos veĂculos varia conforme o modelo do carro, mas, de maneira geral, espere rodar cerca de 300km com uma carga de bateria
EstaçÔes de carregamento
Alguns motoristas de EV se preocupam persistentemente com o esgotamento da bateria sem uma estação de carga por perto. Uma vantagem de um veĂculo elĂ©trico Ă© que vocĂȘ pode conectar e recarregar em casa ou usar estaçÔes de carregamento de EV quando estiver fora de casa. Infelizmente elas ainda nĂŁo sĂŁo tĂŁo comuns no Brasil.
Custo de recarga
Uma pergunta comum de potenciais compradores de carros elĂ©tricos Ă© quanto custa para carregar um EV ? Para carregar em casa, a resposta requer um pouco de matemĂĄtica e depende de vĂĄrios fatores, principalmente quanto vocĂȘ dirige e o preço que vocĂȘ paga pela eletricidade residencial.
Em mĂ©dia para andar 100km um veĂculo elĂ©trico consome 30kWh de energia. Como o valor da tarifa de energia varia muito de um local para o outro do Brasil, basta pegar o valor em R$/kWh da tarifa na sua regiĂŁo, multiplicar por 30, e terĂĄ um valor mĂ©dio que vocĂȘ irĂĄ gastar para andar 100km com seu veĂculo.
Escolhendo totalmente elĂ©trico ou hĂbrido
HĂĄ muitos benefĂcios em possuir um EV, seja um modelo totalmente elĂ©trico ou um hĂbrido plug-in. Para começar, todos os EVs tĂȘm custos gerais de “combustĂvel” mais baixos.
Os BEVs costumam ter custos de manutenção mais baixos porque tĂȘm menos componentes do que os carros movidos a combustĂŁo. Os carros elĂ©tricos movidos a bateria nĂŁo exigem trocas de Ăłleo ou ajustes. Carros totalmente elĂ©tricos nunca precisam parar em um posto de gasolina para abastecer, porque suas baterias podem ser carregadas em casa quando nĂŁo estiverem em uso.
Os PHEVs alcançam um equilĂbrio entre o uso de veĂculos ecologicamente corretos e a flexibilidade para ir a qualquer lugar. A maioria dos passageiros pode dirigir de e para o trabalho apenas com energia elĂ©trica, enquanto o motor a combustĂŁo fica de reserva esperando por viagens mais longas.
Quando carregada, a bateria do PHEV alimenta um motor elĂ©trico. Uma vez que a bateria se esgota, um motor a gasolina funciona sem problemas. Em seguida, o carro alterna entre gasolina e energia elĂ©trica dependendo de quanto Ă© necessĂĄrio. O sistema de frenagem regenerativa do carro captura a energia perdida ao desacelerar ou desacelerar e alimenta a bateria, reduzindo ainda mais sua dependĂȘncia do motor a gasolina.