Alguns carros com reboque podem ser multados; veja a lista e entenda a razão!

Esse acessório não pode ser usado em alguns modelos. Saiba mais detalhes!

O reboque ainda é um acessório muito usado pelos brasileiros. O problema disso é que carros com reboque podem receber multas e, para piorar, muitos motoristas o usam apenas pelo fator estético, ou seja, pela aparência que o carro fica. No entanto, qualquer pessoa que leia o manual do veículo pode ver que alguns modelos têm um aviso de que não é apropriado o uso desse acessório.

Além disso, os fabricantes devem informar para o Detran se o carro é homologado ou não para rebocar.

Os carros que não podem usar reboque

Em geral, os carros com projetos europeus são aprovados para usar o engate de reboque. Já os modelos de origem asiática não podem fazer uso desse acessório. Por mais que isso não seja regra para todos os carros, existem sete modelos que, com certeza, não podem rebocar, segundo informações dos fabricantes:

  • Volkswagen Up;
  • Toyota Corolla (inferiores a 2020);
  • todos da Nissan (exceto Frontier);
  • todos os Honda;
  • Chevrolet Onix normal e modelo Plus (geração atual);
  • Chevrolet Tracker (geração atual);
  • Renault Kwid.

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Mas qual é a necessidade do reboque?

A recomendação de que certos carros não podem ter reboque existe porque eles simplesmente não conseguem rebocar. O engate vai preso ao monobloco, e isso precisa ser feito em um local adequado e já fortificado. Há uma descrição do lugar em que o acessório deve ser colocado e outros detalhes no manual de carros cujo uso é permitido.

Reboque por estética é perigoso

O mito de que o acessório protege o para-choque de impactos menores, ou até mesmo que “sustenta” o motorista vindo por trás, é o que o tornou tão popular. Na verdade, o que o mito diz é que o engate consegue proteger o para-choque em uma colisão leve, porém, ele causará danos ainda mais significativos.

O impacto recebido da colisão pelo acessório será transmitido diretamente para a estrutura do carro porque o engate estará preso diretamente ao monobloco (ou chassi, no caso de alguns SUVs e picapes). Em outras palavras, o para-choque não vai amassar, mas o carro pode ter a estrutura do monobloco danificado com torção ou arranhões.

Além disso, é aconselhável ter em mente que o objetivo de um para-choque é exatamente absorver os impactos das colisões com o intuito de proteger o veículo. Então, não se preocupe com isso e respeite as regras, se elas determinarem que o modelo não permite ou não precisa do reboque.

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