Um bom velhinho! Bobi bate o recorde de cão mais velho que já viveu; saiba mais!
Bluey, um Pastor-australiano que viveu até os 29 anos e 5 meses de idade, perdeu o recorde para Bobi. Saiba mais detalhes!
Muita gente que tem pet deseja que o seu animal viva pela maior quantidade de tempo possível para aproveitar o máximo que der, mas isso não é o normal para todos. No entanto, Bobi, um cachorro de 30 anos, bateu o recorde de cão mais velho de todos os tempos e entrou para o Guinness World Records, tirando Bluey (1910-1939) de sua posição, um pastor australiano que viveu até os 29 anos e 5 meses.
Bobi: o cão mais velho do mundo
A esperança média de vida de um Rafeiro do Alentejo tradicional, uma espécie de pastor originário de Leiria, situa-se entre os 12 e 14 anos. No entanto, Bobi surpreendeu e foi longe, o que pode ser confirmado graças aos registros que seus responsáveis, a família Costa e as autoridades veterinárias locais fizeram quando ele ainda era filhote.
A data de nascimento de Bobi (11 de maio de 1992) foi confirmada quando foi feita a sua inscrição no Serviço Médico Veterinário Municipal de Leiria e no SIAC do governo português, uma base de dados para pets do governo português gerenciada pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários.
LEIA MAIS: 5 recordes mais estranhos que você já viu – e nem imaginava que existiam!
Um pouco da história de Bobi
Com base nos registros e exames que o cachorro fazia com periodicidade é possível confirmar a sua idade e também a sua trajetória de vida. Além disso, Leonel Costa, hoje com 38 anos e responsável por Bobi, conta que ele era um da ninhada de quatro filhotes da cadela de seu pai.
Por seu pai ser caçador, era bem comum ter cachorros por lá. No entanto, Leonel conta que naquela época e região também era muito comum enterrar filhotes por acreditarem que não teriam condições de criá-los e era isso que seus pais iriam fazer.
Porém, Leonel e seu irmão começaram a perceber um comportamento estranho na cadela que havia dado à luz aos filhotes, pois ela sempre retornava ao galpão. Assim, descobriram que Bobi estava vivo e ficaram muito felizes.
LEIA TAMBÉM: 4 recordes bizarros removidos do Guinness Book – por um ótimo motivo!
A longevidade do cão mais velho do mundo
A família de Leonel aceitou o cachorro e criaram ele na fazenda. Uma das razões para Bobi viver por tantos anos é devido ao seu estilo de vida longe da grande cidade, vivendo em um ambiente tranquilo e em meio a natureza.
Além disso, a dieta do cachorro era a mesma dos humanos. Leonel disse que “tudo o que as pessoas comem, ele também comia”. Ele acredita que isso contribuiu muito para a longevidade do animal.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!