Cálculo do Score de Crédito sofre mudanças e beneficia milhões; entenda o que alterou!
Agora o aumento da pontuação será possível para alguns brasileiros; saiba mais detalhes
Para os brasileiros, é importante ter poder de compra para tudo aquilo de que precisam. Assim, o score de crédito é uma forma de ter crédito no mercado.
Com a atualização do score de crédito do Serasa, 44% dos brasileiros castrados pela empresa tiveram aumento em sua pontuação, tornando o crédito mais acessível para mais de 30 milhões de pessoas. Entenda o que mudou.
O que é score de crédito?
O relacionamento com o mercado de crédito e as práticas de pagamento resultam no que chamamos de score de crédito. É possível verificar esse score utilizando o Serasa Score, por exemplo. Essas informações permitem que o consumidor tenha mais controle sobre suas finanças.
Modificação no cálculo do Serasa Score
A maneira como o Serasa calcula a pontuação de crédito do consumidor foi modificada. Agora, com o modelo 2.0, os bons hábitos financeiros de uma pessoa serão ainda mais importantes na construção da pontuação. O Score 2.0 já está acessível a 3 milhões de brasileiros e será disponibilizado para todos até o final de novembro.
Segundo a Serasa, a atualização permite que os usuários vejam os motivos das alterações no valor do índice, que varia de 0 a 1.000, facilitando o entendimento do consumidor sobre seus gastos; essa será a principal mudança.
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Porém, é importante observar que a mudança no sistema de pontuação está acontecendo de forma gradual com previsão para finalizar em dezembro. Além disso, o Serasa Score fez ajustes nos pesos dos dados que utilizou no cálculo, o que pode causar variações na pontuação de hoje.
Segundo a instituição, 44% dos brasileiros tiveram aumento no score de crédito, 23% dos usuários devem ter redução e, para os 33% restante dos consumidores, o score de crédito permanece inalterado.
Como funciona o Score?
O peso de cada informação no Serasa Score é determinado de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos anônimos. Esses grupos são formados por indivíduos que compartilham características semelhantes na vida financeira.
Dessa forma, estatisticamente falando, fica possível comparar os resultados obtidos por um determinado consumidor com os de outros do mesmo grupo. A escala varia de 0 a 1.000 pontos:
- até 300 pontos apresenta risco alto de inadimplência;
- entre 301 a 500, risco mediano;
- entre 501 e 700 o risco é considerado baixo;
- acima 700 é considerado muito bom.