O Brasil está sendo reconhecido internacionalmente como destino turístico sustentável e Fernando de Noronha, o paraíso do estado de Pernambuco, é um dos protagonistas dessa história.
Durante o ITB em Berlim, na Alemanha, um dos eventos mais importantes do setor, o arquipélago recebeu a certificação Green Destination Standard da Green Destinations na categoria bronze.
LEIA MAIS: Piloto revela truques para passageiros ansiosos usarem no avião
O que isso significa para o turismo brasileiro?
A certificação é mais do que um prêmio, é um reconhecimento às ações de Fernando de Noronha na promoção do turismo sustentável e responsável. O ministro do Turismo, Celso Sabino, presente na cerimônia, enfatizou o sucesso da ilha e o impacto desse reconhecimento em todos os destinos turísticos do Brasil.
Este é um sinal claro de que o turismo verde não é uma tendência temporária, mas sim uma atividade socioeconômica necessária para o desenvolvimento e a proteção ambiental.
A Green Destinations, responsável pela certificação, é uma organização holandesa afiliada ao Conselho Internacional de Turismo Sustentável. Seu objetivo é reconhecer e promover pontos de turismo que se destaquem pela gestão responsável do patrimônio natural e pela entrega de experiências de qualidade.
Esta certificação coloca Fernando de Noronha no mapa global do turismo sustentável e mostra a preocupação do Brasil com práticas responsáveis neste setor.
Reconhecimento internacional refletido em diversas regiões brasileiras
Fernando de Noronha não está sozinho. Outros destinos do Brasil chamaram a atenção reconhecidos pela Green Destinations, como Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.
Levantamento do Ministério do Turismo mostra que Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Com nota média de 6,9 em uma escala de 0 a 10, a ilha paradisíaca ocupa o segundo lugar no ranking, atrás apenas de Salvador, na Bahia.
LEIA MAIS: Estudo revela quais são as 10 cidades mais caras do mundo
Esta prioridade destaca a importância de destinos como Fernando de Noronha no desempenho turístico do país e o apelo do turismo de mar e sol para os visitantes nacionais.
Além do destaque de Fernando de Noronha, o Brasil também recebeu outra importante premiação durante o ITB em Berlim. O país foi nomeado “Destino do Ano” pela Associação de Escritores de Viagens do Pacífico, numa cerimônia que reconheceu as ações do governo para promover um turismo sustentável e amigo do ambiente.
O Ministro Celso Sabino também foi nomeado “Ministro do Turismo da América do Sul 2023″.