Biochip orgânico é capaz de imitar a retina humana – Saiba mais!

Essa inovação vai ser uma importante revolução para os implantes de retina. Confira.

Um avanço surpreendente na pesquisa científica foi realizado por uma equipe de cientistas da Forschungszentrum Jülich, da RWTH Aachen University, do Istituto Italiano di Tecnologia e da University of Naples. Eles desenvolveram um biochip inteligente que imita a retina, representando uma inovação promissora na integração de implantes de retina no corpo humano.

Principais características do Biochip

Semicondutor orgânico

Utiliza um semicondutor orgânico que reproduz o reconhecimento da quantidade de luz, imitando a operação dos olhos humanos.

Composto por componentes orgânicos não tóxicos, o semicondutor é flexível e opera com íons, facilitando sua integração com sistemas biológicos.

LEIA MAIS: Google Drive: 7 estratégias simplificadas para facilitar o seu uso!

Flexibilidade e integração biológica

Diferente dos semicondutores convencionais de silício, que são rígidos e operam apenas com elétrons, o semicondutor orgânico é flexível e opera com íons, permitindo uma integração mais eficaz com sistemas biológicos.

Aplicações potenciais

Além de aprimorar a eficácia dos implantes de retina, o biochip pode atuar como uma sinapse artificial. A irradiação da luz altera a condutividade do polímero a curto e longo prazo, semelhante às mudanças nas sinapses no cérebro humano.

Aprimoramento da capacidade de aprendizado e memória

A capacidade do chip de alterar sua condutividade em resposta à luz é comparada às mudanças nas sinapses, que são a base para a capacidade de aprendizado e memória do cérebro humano.

LEIA MAIS: Saiba como lucrar com o uso da inteligência artificial com essas 6 dicas

Desenvolvimento adicional

Os pesquisadores planejam acoplar os componentes do biochip a células biológicas e conectar componentes individuais, explorando outras aplicações para chips bioeletrônicos no corpo humano.

Esse avanço não apenas representa um passo importante no desenvolvimento de tecnologias visuais, mas também pode ter implicações fundamentais no campo dos implantes de retina e dispositivos bioeletrônicos destinados a melhorar a qualidade de vida humana.

Você pode gostar também