Benefícios da tapioca que você deveria saber – Conheça e aproveite!

Muito popular no Brasil, saiba alguns dos benefícios oferecidos pela tapioca.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

A tapioca é um amido extraído diretamente da raiz da mandioca. Embora sua forma mais popular seja na forma de esferas ou pérolas, também pode ser encontrada na forma de farinha, amido ou flocos.

A tapioca é geralmente de cor branca, inodora e tem um sabor levemente adocicado. Seu nome tem origem na língua guarani, em que tapioca significa “amido ou carboidrato que é extraído da mandioca”.

Ela tem origem na América do Sul, onde é considerado um alimento básico, enquanto no resto do mundo ganhou popularidade nos últimos anos e seu consumo se espalhou para países do continente asiático como Tailândia, Vietnã e também para o continente africano.

Acredita-se que o cultivo da tapioca data de 4 mil anos atrás, em terras da América Central e do Sul, em países como Guatemala e Brasil. Há também indícios de que desde 1.600 aC era cultivado em regiões maias e incas de países como Chile, Bolívia, Paraguai, Peru e El Salvador.

Que nutrientes e benefícios ela fornece?

Além de deliciosa, a tapioca tem despertado muito interesse de consumidores de todo o mundo devido à sua grande variedade de usos e aplicações gastronômicas.

Alguns de seus benefícios nutricionais são os baixos números de calorias e gorduras. O alimento possui proteínas e fibras, além de ser fonte de micronutrientes como vitamina B, vitamina C, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, zinco, ferro e potássio.

Esses componentes naturais da tapioca previnem a anemia, aumentam as plaquetas, melhoram a circulação e a saúde óssea, além de fortalecer o sistema imunológico, combatendo os efeitos celulares dos radicais livres que causam o envelhecimento.

Devido ao seu importante teor de fibras e consistência viscosa, protege a mucosa gástrica do estômago e do trato intestinal, reduzindo os processos inflamatórios, razão pela qual a tapioca é um excelente alimento para promover a boa digestão e combater a prisão de ventre.

Em qualquer uma de suas apresentações, a tapioca tem potencial para ser um alimento energético que pode ser incorporado à dieta de crianças em crescimento, atletas, pessoas que buscam ganhar peso e pessoas intolerantes ao glúten, pois sendo um amido é uma importante fonte de calorias.

Além disso, segundo um estudo, a tapioca é fonte de linamarina, substância que ajuda a eliminar as células cancerígenas.

Entre seus muitos benefícios está seu efeito saciante. Gastronomicamente, a tapioca pode ser incorporada à dieta como farinha sem glúten, tem baixo teor de sódio, não contém colesterol e é de baixo risco para pessoas com alergias comuns, podendo ser consumida em diversas preparações.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->