Benefícios da tapioca que você deveria saber – Conheça e aproveite!

Muito popular no Brasil, saiba alguns dos benefícios oferecidos pela tapioca.

A tapioca é um amido extraído diretamente da raiz da mandioca. Embora sua forma mais popular seja na forma de esferas ou pérolas, também pode ser encontrada na forma de farinha, amido ou flocos.

A tapioca é geralmente de cor branca, inodora e tem um sabor levemente adocicado. Seu nome tem origem na língua guarani, em que tapioca significa “amido ou carboidrato que é extraído da mandioca”.

Ela tem origem na América do Sul, onde é considerado um alimento básico, enquanto no resto do mundo ganhou popularidade nos últimos anos e seu consumo se espalhou para países do continente asiático como Tailândia, Vietnã e também para o continente africano.

Acredita-se que o cultivo da tapioca data de 4 mil anos atrás, em terras da América Central e do Sul, em países como Guatemala e Brasil. Há também indícios de que desde 1.600 aC era cultivado em regiões maias e incas de países como Chile, Bolívia, Paraguai, Peru e El Salvador.

Que nutrientes e benefícios ela fornece?

Além de deliciosa, a tapioca tem despertado muito interesse de consumidores de todo o mundo devido à sua grande variedade de usos e aplicações gastronômicas.

Alguns de seus benefícios nutricionais são os baixos números de calorias e gorduras. O alimento possui proteínas e fibras, além de ser fonte de micronutrientes como vitamina B, vitamina C, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, zinco, ferro e potássio.

Esses componentes naturais da tapioca previnem a anemia, aumentam as plaquetas, melhoram a circulação e a saúde óssea, além de fortalecer o sistema imunológico, combatendo os efeitos celulares dos radicais livres que causam o envelhecimento.

Devido ao seu importante teor de fibras e consistência viscosa, protege a mucosa gástrica do estômago e do trato intestinal, reduzindo os processos inflamatórios, razão pela qual a tapioca é um excelente alimento para promover a boa digestão e combater a prisão de ventre.

Em qualquer uma de suas apresentações, a tapioca tem potencial para ser um alimento energético que pode ser incorporado à dieta de crianças em crescimento, atletas, pessoas que buscam ganhar peso e pessoas intolerantes ao glúten, pois sendo um amido é uma importante fonte de calorias.

Além disso, segundo um estudo, a tapioca é fonte de linamarina, substância que ajuda a eliminar as células cancerígenas.

Entre seus muitos benefícios está seu efeito saciante. Gastronomicamente, a tapioca pode ser incorporada à dieta como farinha sem glúten, tem baixo teor de sódio, não contém colesterol e é de baixo risco para pessoas com alergias comuns, podendo ser consumida em diversas preparações.

Você pode gostar também