Beber café antes de fazer compras pode ser um erro – Veja os efeitos!
Quer economizar? Evite cafeína a todos os custos
Quem não gosta de um café quentinho, não é mesmo? Além de ser delicioso, o café possui diversas utilidades, como aquecer nosso corpo e nos manter acordado. Inclusive, é amplamente utilizado como um pré-treino, visto que pode proporcionar a energia que o corpo precisa.
No entanto, apesar de tantos benefícios, existe um momento em que ele não deve ser consumido de maneira nenhuma, pelo menos não por quem gostaria de economizar. Quer saber o por quê? Confira abaixo como beber café antes das compras te faz gastar mais.
Beber café antes das compras te faz gastar mais
Segundo pesquisadores da University of South Florida, o consumo de café afeta diretamente áreas do nosso cérebro ligadas à impulsividade. Isso porque ele estimula a liberação de dopamina, que acaba nos proporcionando uma maior sensação de recompensa.
Assim, ao consumi-lo, as compras podem acabar saindo do controle. Inclusive, a teoria foi testada através de um experimento com mais de 300 pessoas.
Para isso, foram distribuídos copos de café para esses indivíduos na entrada de uma loja, e depois foi feita uma comparação entre seus recibos e os dos clientes que não consumiram nada. Dessa forma, foi possível perceber que além de gastos significativamente maiores do primeiro grupo, o tipo de produto também foi relevante. Isso porque eles também apresentaram uma tendência a comprar produtos mais fúteis.
LEIA MAIS: Curiosidades sobre café que você não sabia – e irão te interessar!
Além disso, a cafeína desempenha um papel importante em aumentar a respiração e os batimentos cardíacos, além de aumentar o estado de alerta e energia de quem a consome.
Assim, os varejistas podem perceber esses sinais e até mesmo se aproveitar da condição dos compradores. Inclusive, muitas lojas passaram a adotar essa prática em seus estabelecimentos e oferecem copos de café gratuitos para os seus clientes.
Agora você nunca mais vai tomar café antes de ir ao shopping.
Se você gostou deste artigo e quiser ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!