Bateria do carro descarregando? Veja as possíveis razões e como resolver!
Se a bateria do seu carro está descarregando com frequência, isso pode ser sinal de problemas. Confira aqui as principais razões!
Caso você saia com o seu carro um dia pela manhã, e perceba que a bateria dele morreu, saiba que essa questão pode estar ligada a diversos fatores. Pode ser que você tenha esquecido os faróis ligados durante a noite e a bateria do seu carro, consequentemente, tenha morrido. Porém, isso também pode ser um aviso de que existe um problema à espreita, e que ele pode deixar você encalhado no acostamento da estrada, por exemplo. Dito isso, caso você esteja enfrentando problemas com a bateria do seu carro, confira aqui alguns motivos mais comuns pelos quais uma bateria continua perdendo a sua carga.
Problemas relacionados ao sistema de carregamento
De fato, um sistema de carregamento defeituoso fará com que toda a carga da bateria seja descarregada quando você estiver utilizando o rádio, por exemplo. Além disso, o mesmo pode ocorrer com outros acessórios de alta corrente enquanto você dirige, como as próprias luzes.
Dessa forma, embora o sistema de carregamento consista em diversas partes, o alternador é o seu coração. Ou seja, é o responsável por carregar a bateria enquanto o motor do carro está funcionando. Portanto, um alternador defeituoso pode ser uma grande causa para a sua perda de energia na bateria do seu carro.
LEIA MAIS:Dicas valiosas para economizar a bateria do seu celular – e não passar aperto!
A própria bateria pode ser o problema!
Uma bateria que já esteja fraca e malconservada é a principal razão pela perda de carga. Portanto, se você não tiver em seu carro uma bateria que seja selada, remova as tampas dela e cubra as “células” da bateria, aproximadamente, 1/2 a 1 polegada (2,54 cm) do topo da bateria com água destilada.
Ocorre que uma tampa de bateria suja pode “vazar tensão” entre os terminais que drenam a bateria quando não estão em uso. Mas, antes de fazer a remoção dessa tampa, é preciso limpar a parte superior da bateria, utilizando uma escova e uma solução de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio + 1/4 de água limpa, com a finalidade de evitar ao máximo a sujeira e os detritos que podem acabar caindo nas células. Além disso, é fundamental deixar claro que, dependendo do clima e das condições da região em que você mora, é preciso substituir a bateria entre cada três e cinco anos.
Temperaturas extremas
Muitas pessoas ignoram esse fato, mas as temperaturas extremas não são muito positivas para as baterias dos carros. Nesse sentido, é importante esclarecer que as temperaturas extremas causam estragos na bateria e estragos químicos.
LEIA TAMBÉM: Quanto tempo dura a bateria do carro? Veja 3 ações que acabam com sua vida útil!
Isso porque o frio é capaz de retardar as reações químicas, enquanto o calor consegue acelerar essas reações. Desse modo, o calor elevado do verão faz com que uma bateria de carros demore muito mais para carregar, uma vez que a água evapora do eletrólito da bateria, impedindo diretamente que a energia química consiga se converter de volta em energia elétrica.
Nessa perspectiva, se você colocar água destilada em uma bateria, isso pode fazer com que o eletrólito rejuvenesça. Caso contrário, infelizmente, será o momento de fazer a troca e conseguir uma bateria nova. Para aqueles que não sabem, o eletrólito de uma bateria é uma mistura de água e ácido sulfúrico que é capaz de produzir um líquido que conduz eletricidade. Isso ocorre por meio do ácido de bateria.
Por fim, vale enfatizar que qualquer bateria morre de velhice; portanto, quanto maior for a manutenção com a bateria, mais chances ela terá de durar. Ao contrário, porém, quanto menos manutenção a bateria tiver, menos chances de durabilidade ela terá.