Auxílio Gasolina aprovado: Qual o valor e quem poderá receber? Confira!

Veja como receber esse novo auxílio e porque ele está sendo ofertado!

A alta do preço dos combustíveis tem assustados quem necessita abastecer. Nessas horas, os trabalhadores de transporte, como taxistas, motoristas por aplicativo, entregadores e caminhoneiros estão sendo os mais impactados pelos altos valores.

Além do mais, a tensão mundial entre a Ucrânia e a Rússia, tem influenciado a subida dos preços, fazendo com que a Petrobras anunciasse um aumento de 18,8% na gasolina e de 24,9% no valor do diesel.

Com isso, para tentar combater esses problemas, o Governo Federal anunciou recentemente um Projeto de Lei (PL) para frear o avanço do preço, além de ofertar um auxílio gasolina para os trabalhadores que mais abastecem.

PL 1.472/2021  e o Auxílio Gasolina

O Projeto de Lei aprovado pelo Senado no dia 10/03, tem por objetivo criar um Auxílio Gasolina para os trabalhadores que comprovarem exercer função de motoristas autônomos, motoboys, taxistas, motoristas por aplicativos etc., e que possuam renda de até 3 salários mínimos por pessoa.

Assim, o auxílio ofertado será de R$100,00 a R$300,00, a depender da renda e necessidade de cada indivíduo.

Além do mais, a PL também busca alterar a fórmula que tradicionalmente se utiliza para o cálculo dos combustíveis. Dessa maneira será possível retardar a alta dos preços e o aumento constante.

Consequentemente, o consumidor será poupado dos gastos em excesso, além de auxiliar na retomada da economia em todos os setores.

O projeto foi remetido para revisão da Câmara dos Deputados.

Por que os preços têm subido tanto?

Para entender um pouco mais, é necessário compreender que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem influenciado indiretamente a economia no mundo todo. Então, o Brasil não ficaria de fora.

Junto a isso, o setor dos combustíveis é um dos mais afetados, devido principalmente à cotação do dólar e à incerteza no bloqueio dos países produtores de combustíveis que estão envolvidos no conflito. Por fim, a alta na demanda e a baixa oferta, tem levado a elevação de preços nas refinarias, devido à lei natural de oferta/procura.

Para ler mais sobre esse e outros assuntos, basta clicar aqui!

Você pode gostar também