Australianos têm causado polêmica entre turistas por hábito fora do comum

Hábito peculiar realizado por cidadãos da Austrália tem chamado a atenção dos turistas e dos internautas nas redes sociais, dividindo a opinião do público.

Conhecida por suas paisagens deslumbrantes, vida selvagem única e cultura descontraída, a Austrália há muito tempo atrai visitantes com seus costumes nada convencionais. Entre as peculiaridades que mais chamam a atenção está a tendência dos australianos de andar descalços em diversas situações.

O costume australiano de andar descalços tem surpreendido os turistas que visitam o país

O costume está atrelado à era pós-Segunda Guerra Mundial, quando o governo australiano incentivou a imigração britânica para promover o desenvolvimento do país. A campanha promoveu o estilo de vida praiano australiano, que era totalmente o oposto do clima e da sociedade britânica. Os novos imigrantes, ávidos por escapar do frio do norte, logo adotaram o hábito de andar descalços e desfrutar do calor e da liberdade das terras australianas.

LEIA MAIS: Estes são os “Melhores Destinos Europeus 2024”, segundo a EBD!

Embora a imagem dos australianos descalços seja frequentemente associada à praia e à natureza, a prática se estende para além desses ambientes. Em cidades litorâneas, subúrbios, parques e até mesmo em locais como shoppings e mercados, é muito comum encontrar pessoas andando descalças.

Nas redes sociais, a cultura dos “pés descalços” da Austrália está gerando reações diversas entre os visitantes internacionais. No TikTok, por exemplo, um vídeo de Curtis & Darcie mostra turistas surpresos ao verem australianos descalços em diversas situações.

Alguns comentam sobre como podem andar descalços “Com tantas coisas venenosas por aí?”, outros são mais bem humorados, se perguntando “Eu sou australiano? Eu devo ser, odeio usar sapatos”. Um australiano reage aos comentários com um comentário bem-humorado: “Somos construídos de forma diferente”.

LEIA MAIS: Por que Paris está lutando contra o uso de SUVs na cidade? Entenda as medidas!

Os prós e contras da prática

O hábito de andar descalço tem defensores que enaltecem os seus benefícios para a saúde. O fundador do The Barefoot Movement, australiano, afirma que o exercício melhora o equilíbrio, a postura e a força muscular, além de estimular as terminações nervosas dos pés.

Um estudo de 2012 apoia essa visão, sugerindo que andar descalço pode ser “uma estratégia ambiental eficaz contra o estresse crônico, inflamação, dor, sono insatisfatório e muitos distúrbios de saúde comuns, incluindo doenças cardiovasculares”.

Apesar dos benefícios, é importante reconhecer os desafios e perigos de andar descalço. Por exemplo, em um ambiente urbano, o risco de cortes, mordidas e outras lesões aumenta significativamente. Questões de higiene e segurança também devem ser levadas em conta.

Você pode gostar também