Australiana inova para fugir do excesso de bagagem – mas dá muito errado!

No Brasil também há cobrança para despachar bagagem com peso acima de 10 kg.

Companhias de aviação ao redor do mundo adotam o limite de peso para bagagem aérea com o objetivo de evitar que os passageiros transportem grandes volumes de malas.

Contudo, nem todos concordam com essa restrição, como o caso de uma passageira na Austrália que optou por contornar as regras e viajar sem pagar pelo excesso de bagagem.

Estratégia para fugir do excesso de peso na bagagem

Nas redes sociais, algumas pessoas compartilham a ideia de vestir algumas peças a mais de roupa para evitar a cobrança pelo excesso de bagagem. Inspiradas por essa dica, Adriana Ocampo, uma jovem de apenas 19 anos, e sua amiga decidiram inovar.

LEIA MAIS: Loja cobra taxa de turistas que “apenas olharem” e não consumirem nada; entenda!

Adriana não só vestiu roupas extras, mas também carregou mais de 5,5 kg em jaquetas, camisetas e calças compridas. Sua amiga também estava com bagagem acima do peso máximo permitido para malas de mão e precisou adotar a mesma tática.

Limite de peso em bagagem.
Foto: Tiktok.

A brincadeira, aparentemente engraçada, acabou sendo bastante polêmica. Enquanto algumas pessoas riam das meninas no aeroporto, outras estavam irritadas, pois elas estavam atrasando a decolagem do avião.

No entanto, a medida adotada para burlar o limite de peso na bagagem de mão não surtiu efeito. A companhia aérea Jetstar, responsável pelo voo das duas amigas da cidade de Melbourne para Adelaide, ambas na Austrália, aplicou uma multa equivalente a R$324.

Política de despacho de bagagens aéreas no Brasil

Em 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução n° 400. Essa resolução trouxe alterações nas regras de despacho de bagagem no transporte aéreo brasileiro.

De acordo com o artigo 14 dessa resolução, todo passageiro tem o direito a uma franquia mínima de 10 kg de bagagem de mão.

Se o peso exceder o limite para a bagagem de mão, o passageiro pode ser obrigado a despachar a bagagem, com um limite máximo de até 23 kg por mala. Isso, claro, mediante o pagamento de uma taxa determinada pela companhia aérea.

LEIA TAMBÉM: Por que as pessoas de antigamente pareciam mais velhas? Entenda!

O excesso de bagagem pode ocorrer de diferentes maneiras, tais como malas adicionais, excesso de peso ou malas com dimensões superiores às permitidas para transporte no compartimento superior da aeronave.

No caso da passageira australiana, a companhia aérea Jetstar, por meio de uma nota, afirmou que é importante garantir um tratamento igualitário a todos os passageiros, e desestimular essa prática contribui para transportar todos com segurança.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também