Atenção, pais: Veja 6 locais na escola das crianças com maior presença de germes
Siga algumas dicas e hábitos para manter seus filhos protegidos e com saúde.
Estudar e frequentar a escola são alguns dos maiores privilégios que alguém pode ter, mas você sabia que existem áreas escolares ricas em germes? Descubra quais são esses lugares e saiba como proteger a saúde do seu filho com algumas práticas eficazes.
Material escolar compartilhado
Os utensílios de sala de aula circulam de mão em mão, tornando-se um ambiente propício para a proliferação de germes. Providencie para o seu filho um kit individual de materiais e mantenha-os limpos com produtos desinfetantes.
Esses produtos são eficazes em estojos, pastas, mochilas e até calçados. Caso isso não seja viável, converse com o educador sobre a disponibilidade de produtos para desinfecção na sala.
LEIA MAIS: 4 misturas de produtos de limpeza que você NUNCA deve fazer
Bebedouros
A hidratação é fundamental, mas os bebedouros podem ser focos de contaminação. Levar uma garrafa de água personalizada é uma boa alternativa para incentivar a hidratação saudável.
Se o uso dos bebedouros escolares for inevitável, aconselha-se aguardar alguns segundos antes de beber, para que a água parada na tubulação escoe, e nunca encostar a boca no local de saída da água. Lave as mãos após o uso.
Maçanetas e carteiras
Tal como acontece em casa, as maçanetas e mesas na escola são focos de germes. Incutir o hábito de lavar as mãos frequentemente nas crianças é fundamental. Torne essa prática mais agradável com jogos ou músicas sobre higiene das mãos.
Caso lavar as mãos não seja possível, oriente as crianças a evitar tocar o rosto após contato com superfícies potencialmente contaminadas.
Refeitório
O refeitório é outro ambiente repleto de germes. Portanto, instrua seus filhos a lavar as mãos antes e depois das refeições. Desaconselhe o compartilhamento de utensílios e considere enviar almoços caseiros para minimizar os riscos de contaminação.
Laboratório de informática
À primeira vista, mouses e teclados podem parecer inofensivos, mas também são focos de germes. Oriente seu filho a não tocar no rosto e a lavar as mãos após utilizar esses dispositivos. Fique atento, pois fones de ouvido compartilhados também podem ser vetores de infecções. Melhor evitá-los!
LEIA TAMBÉM: 6 rituais e tradições presentes nas escolas públicas japonesas
Parquinhos e ginásios
O lazer ao ar livre é vital, mas germes podem se alojar em roupas e objetos.
Lave as vestimentas com regularidade e estabeleça uma área de transição para desinfetar pertences pessoais. Não dispense um bom banho após períodos de recreação!
Com medidas simples, você pode proteger seus filhos contra a exposição excessiva a germes no ambiente escolar. Incentive boas práticas de higiene e, sempre que possível, forneça materiais individuais.
Se este artigo despertou seu interesse e você deseja acessar mais conteúdos semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as atualizações do Rotas de Viagem diretamente no seu celular!