As 6 línguas mais fáceis para o brasileiro aprender – saiba quais são!

Veja os idiomas mais fáceis de aprender para quem fala português 

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Atualmente, saber mais de um idioma é praticamente mandatório para alcançar boas oportunidades de trabalho. Porém, o aprendizado para muitos parece um desafio enorme, uma vez que significa absorver todo um novo sistema de linguagem. Mas, começando pelas línguas mais fáceis para o brasileiro aprender, o processo acaba tornando-se bem menos desafiador. 

A língua portuguesa é o idioma oficial de 280 milhões de pessoas que vivem em países da Europa, América do Sul, África e Ásia. O idioma tem origem latina e, somado à produção cultural envolvida, facilita para que existam aqueles que permitam a maior fluidez no aprendizado dos falantes do português. 

Isso acontece por uma série de fatores, como o pertencimento à mesma família da língua materna, compartilhar o mesmo alfabeto, palavras parecidas e pronúncias similares. A seguir, trouxemos uma relação de línguas mais fáceis para o brasileiro aprender. Algumas opções vão te surpreender por não serem nada óbvias. 

Por que algumas línguas são mais fáceis para o brasileiro aprender?

O processo de aprendizagem de um novo idioma demanda tempo e paciência, independente de qual for. Só que seu idioma nativo pode dar uma forcinha porque ele provavelmente nasceu de outra que já existia. Um processo que deve ter durado séculos até chegar neste vocabulário que você usa.

LEIA MAIS: Aparelhos para facilitar a sua rotina: 4 tecnologias que podem ajudar no seu dia a dia!

Está aí a explicação de algumas línguas serem mais parecidas entre si do que outras na gramática, escrita e pronúncia. Também, porque é mais fácil para um brasileiro aprender determinados idiomas do que outros. O processo é descomplicado quando o novo idioma tem semelhança linguística ao nativo. 

 Claro que outros fatores podem influenciar, por exemplo, a exposição a línguas estrangeiras, motivação e até experiências anteriores. 

6 línguas mais fáceis para o brasileiro aprender

Espanhol

Atualmente, existem cerca de 336 milhões de hispanohablantes. Porém, se considerarmos estrangeiros, o número salta para mais de 530 milhões de falantes. As línguas espanhola e portuguesa têm 95% de similaridade lexical porque são línguas românicas, originadas do latim vulgar, mais precisamente o proto-romântico, uma de suas variações. 

Ambas se desenvolveram na Península Ibérica e, enquanto o castelhano originou o espanhol, o galego deu origem ao português. O que facilita o aprendizado é que o espanhol tem menos fonemas e permite algumas regras de conversão (que tem exceções). Por exemplo: palavras que em português terminam com “ão” em espanhol costumam terminar com “ón”. 

Muito cuidado, porém, com os “falsos amigos”, ou falsos cognatos, aquelas palavras cujo significado em espanhol é totalmente diferente do vocábulo similar em português. Também, com as diferenças de pronúncia e dialetos de cada país. 

LEIA MAIS: 6 exercícios para você turbinar o cérebro e a mente – Pratique!

Italiano

Também pertencente ao grupo de línguas neolatinas, o italiano tem 84% de similaridade linguística com o português. Isso se refere tanto à gramática quanto ao vocabulário. Outro ponto que facilita bastante o aprendizado é a fonética simplificada da língua italiana. Há quem diga, inclusive, sobre a proximidade com o sotaque paulistano. 

Ainda assim, requer cuidado com vocabulário, especialmente os falsos amigos. Também requer atenção o uso dos verbos auxiliares para tratar de ações no passado e flexão de gênero em tempos verbais específicos. O italiano é falado por cerca de 66 milhões de pessoas. 

Língua romena é também uma das línguas mais fáceis para brasileiro aprender

Falada na Moldávia e Romênia, a língua romena é uma daquelas que podem te surpreender! Apesar da influência eslava, o romeno tem raízes latinas e mais de 70% de semelhança lexical na gramática e vocabulário.

Apesar de ter uma acentuação um pouco diferente, a aproximação entre os dois idiomas é incrível. Olha só: 

  • Português: mulher | Romeno: muiere 
  • Português: velho | Romeno: vechi
  • Português: cabra | Romeno: capră
  • Português: vaca | Romeno: vacă
  • Português: sangue | Romeno: sânge
  • Português: cinco | Romeno: cinci 

Além do vocabulário, a estrutura da língua romena também é praticamente a mesma. Existem por volta de 24 milhões de falantes nativos de romeno. Além da Romênia e Moldávia, também é falado em algumas comunidades na Grécia, Macedônia, Albânia, Bulgária, Kosovo e Sérvia.

Holandês

Sim, o holandês está entre as línguas mais fáceis para o brasileiro aprender devido à compreensão fonética, ainda que pareça assustadora à primeira vista. Ainda que a base do idioma esteja mais próxima do alemão e escandinavo, a Holanda esteve sob domínio espanhol entre 1556 e 1648, período em que palavras espanholas foram incorporadas. 

A proximidade geográfica com França e Bélgica também favoreceu a absorção de vocábulos similares aos do português. Tanto que a fonética de algumas palavras as faz bastante similares. Então, se quer aprender uma língua germânica, talvez um bom começo seja o holandês. A língua é usada por cerca de 29 milhões de pessoas. 

Inglês

Como a língua portuguesa é rica em fonemas, acaba facilitando para quem quer aprender inglês, mesmo os fonemas mais difíceis. Também há muita influência latina na língua inglesa, o que nos ajuda bastante. Outro ponto a favor é a exposição ao inglês por meio dos filmes, música e a própria influência cultural e econômica dos países de língua inglesa. 

O inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, com cerca de 1,1 bilhão de falantes, entre nativos e estrangeiros. 

Francês

A fonética do francês pode até ser diferente do português, mas a língua está entre as mais fáceis para o brasileiro aprender. A similaridade está na grafia, gramática e tempos verbais. Além do que o idioma é muito elegante, apesar da complexidade dos fonemas. O francês conta com cerca de 130 milhões falantes em todo o mundo. 

Viu só como dá para tirar sua resolução de final de ano do papel e aprender um novo idioma? Basta começar pelas línguas mais fáceis para um brasileiro aprender. A proximidade com o nosso idioma nativo certamente vai tornar o caminho mais fluido e facilitar o aprendizado. 

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->