As 10 lendas urbanas mais famosas do folclore dos Estados Unidos

Lendas e histórias que inspiraram filmes e livros de terror conhecidos ao redor do mundo

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Lendas urbanas são um tipo de conto de fada moderno espalhado pela tradição oral, isto é, boca a boca. Histórias que criam o folclore contemporâneo e, como toda boa herança não escrita, vai ganhando novas nuances na medida em que são contadas. As 10 lendas urbanas mais famosas do folclore dos Estados Unidos, por exemplo, aparecem em filmes e livros de terror, sempre adaptadas conforme o contexto. 

No Brasil, personagens queridos como o saci-pererê e curupira compõem nosso folclore, o conjunto de crenças populares formado por mitos, lendas, danças e histórias sobrenaturais. 

Pelo mundo, outros nomes povoam o imaginário das crianças, a exemplo da Chapeuzinho Vermelho. Obviamente, nos Estados Unidos, um país conhecido por seu halloween tradicional, não deixaria de ter suas próprias histórias. 

Muitas delas são velhas conhecidas do público mundial, principalmente por protagonizarem livros e filmes hollywoodianos. A seguir, confira uma lista com as 10 lendas urbanas mais famosas do folclore dos Estados Unidos. Será que você vai sentir medo ao terminar de ler este post?

10 lendas urbanas famosas do folclore dos Estados Unidos

1 Bloody Mary

Não, não estamos falando da bebida, mas da provável lenda urbana mais famosa dos Estados Unidos! Segunda a lenda, se você se olhar no espelho e disser “Bloody Mary” um determinado número de vezes, algo acontecerá. 

Contudo, há versões diferentes. Nas primeiras, uma mulher solteira veria o rosto do futuro marido no espelho. Por outro lado, o veria em uma caveira caso estivesse destinada a morrer antes de se casar.

No entanto, a lenda foi evoluindo para algo um tanto quanto sangrento, como o próprio nome já diz. Grupos invocariam um espírito sangrento ou bruxa chamada Maria, enquanto certas versões relacionam o conto com a Rainha Maria I, que teria sofrido vários abortos espontâneos durante seu reinado. 

Independente da versão, a lenda de Bloody Mary já apareceu em filmes e séries, como Arquivos X e Supernatural

2 The spider bite

The spider bite, ou a mordida da aranha, é um dos mitos urbanos nos quais os americanos mais acreditam. De acordo com ele, um jovem viajante é mordido por uma aranha. Quando chega em casa, a vítima experimenta uma “eclosão” em que filhotes de aranhas parasitas irrompem sob sua pele. Ainda que isso seja fisicamente impossível, a parasitologia virou a queridinha do terror do corpo, como em Alien, Dreamcatcher e The Host.

3 Bigfoot (Pé Grande)

A lenda do bigfoot, ou Pé Grande, fala de uma criatura com 2 metros de altura, aparência de macaco, mas que anda como um ser humano. A criatura teoricamente já foi vista no noroeste dos Estados Unidos e vive entre as montanhas. 

4 The Hookman (O Homem Gancho)

O conto de The Hookman fala de um jovem casal que, durante um passeio de carro, ouve um alerta no rádio de que um maníaco fugiu do manicômio local. Ao retornar para casa, os dois encontram um gancho fincado na traseira do carro. Depois, um deles acaba suspenso sobre o carro com a ferramenta. O terrível personagem inspirou o assassino de I Know What You Did Last Summer (Eu sei o que vocês fizeram no verão passado)

5 The Licked Hand

Neste conto popular, uma menina ouve uma goteira dentro de casa. Inicialmente assustada, se tranquiliza com a lambida de seu cachorro de estimação sob a cama. Mais tarde, a moça segue ouvindo o barulho e decide ver o que é. Infelizmente, ela encontra seu cão morto e, ao lado, lê a mensagem escrita com sangue – “humanos também podem lamber as mãos”. A história da Licked Hand foi tirada do conto ‘O Diário do Sr. Poynter’.

6 Pele’s Revenge

O mito havaiano narra o amor entre os jovens Ohi’a e Lehua. Os dois se apaixonaram à primeira vista e logo se casaram. Um dia, a deusa Pele viu o rapaz ao descer do vulcão e tentou seduzí-lo. Ao ser rejeitada, a deusa o transformou em uma árvore retorcida. A esposa implorou para também ser transformada para ficar junto ao seu amor. Os outros deuses, compadecidos, a transformaram na linda flor que cresce junto ao tronco. 

Segundo a lenda, se a pessoa pega uma flor Lehua da árvore Ohi’a, os deuses enviam lágrimas a ela sob a forma de tempestade. 

7 O roubo do rim 

Aqui, um jovem é seduzido por uma bela mulher e acaba indo para sua casa. Na manhã seguinte, acorda em uma banheira cheia de gelo e descobre que um de seus rins foi retirado para venda no mercado negro. De fato, muita gente ficou assustada com a história que, inclusive, chegou ao Brasil! Você pode encontrar a representação dessa lenda no filme Lenda Urbana 2 (2000).

8 Ligações telefônicas misteriosas

Existem inúmeras versões de lendas mencionando ligações telefônicas misteriosas feitas de dentro da própria casa. Algumas mencionam crianças assassinadas sob a tutela de uma babá atormentada pelo telefone que não para. 

9 Chain letters

Ah, as correntes! Quem não sentiu medo de assistir a uma fita de vídeo e, de repente, se deparar com a menina saindo do poço? As correntes se tornaram lendas urbanas segundo as quais, caso o portador da mensagem não a transmita a um determinado número de pessoas, consequências terríveis acontecerão. Quem conhece o filme, já reconheceu a história do filme O Chamado, não é mesmo?

10 The slender man

The slender man, ou o homem esguio, surgiu a partir de uma competição online que propunha inserir algum elemento sobrenatural em determinada foto. O usuário ‘Victor Surge’ adicionou uma figura vestida, sem rosto e anormalmente alta a duas fotos em preto e branco. A imagem posteriormente foi copiada e distribuída por toda a rede. O novo mito do Slender Man atrai e sequestra crianças que nunca voltam a ser vistas. 

» Bônus: Cemitérios malditos

Os filmes hollywoodianos adoram explorar a temática dos cemitérios malditos, já percebeu? Ainda, sempre retomam histórias de novos moradores desavisados que, teoricamente, habitariam uma casa mal assombrada. Se ela fica próxima a um cemitério, então, a tragédia está feita! Os clássicos Cemitério Maldito e Poltergeist estão aí para dar a dica: sempre investigue a história de uma casa antes de comprá-la! 

Então, conhecia as 10 lendas urbanas mais famosas do folclore dos Estados Unidos? Sabe de mais algum? Continue navegando pelo site e veja mais curiosidades sobre a cultura de outros países! 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->