Árvore chilena pode ser a mais velha sobrevivente do planeta – Conheça a “Bisavô”!

Árvore chama a atenção de turistas e recebe atenção das autoridades para a sua preservação.

No sul do Chile, uma criatura testemunhou a história do mundo por mais de cinco milênios. Essa é a realidade do “Bisavô”, uma árvore que está prestes a ser certificada como a mais antiga do planeta.

Com mais de 5.000 anos de idade, esta árvore de 28 metros de altura e quatro metros de diâmetro supera o antigo recordista, o pinheiro Matusalém dos Estados Unidos, que tem 4.850 anos.

LEIA MAIS: Aprenda a potencializar sua produtividade matinal em 7 passos

Localizada na região de Los Ríos, a 800 km ao sul de Santiago, o “Bisavô” é um verdadeiro sobrevivente. Esta árvore escapou dos riscos de incêndios e da exploração, problemas comuns que afetam sua espécie, a Fitzroya cupressoides.

Idade do Bisavô ainda gera discussões

Quem fez a descoberta foi um guarda florestal, Aníbal Henríquez. Depois disso, o cientista Jonathan Barichivich usou computadores e técnicas antigas para calcular a idade dessa árvore.

Analisando os anéis da árvore, os cientistas descobriram que ela tem pelo menos 2.400 anos. No entanto, usando cálculos matemáticos, eles acreditam que há 80% de chance dela ter mais de 5.000 anos.

Visitantes podem ser um problema para o Bisavô

O Bisavô não é apenas uma representação histórica, mas também traz compreensão sobre como a vida se adapta às mudanças no planeta.

LEIA MAIS: 5 destinos ‘escondidos’ para sua próxima viagem internacional

Depois de se tornar famosa, a árvore tem atraído um número crescente de turistas. Por isso, as autoridades chilenas resolveram aumentar a vigilância e restringir visitas para garantir sua preservação.

Mesmo tentando esconder a localização da árvore, o turismo já causou danos significativos às suas raízes, o que é prejudicial para ela. Os anéis das árvores também revelam como era o clima da Terra no passado. Afinal, elas já enfrentaram tempos quentes e secos, e as mudanças climáticas atuais podem representar um problema para elas.

Você pode gostar também