Aroma da realeza: pesquisadores descobrem os segredos do perfume de Cleópatra; confira!
Especialistas apontam que o aroma é agradável, mas forte.
Um pesquisador da Academia Tcheca de Ciências tem trabalhado arduamente para descobrir os segredos do perfume da Cleópatra. A missão de desvendar o aroma da rainha do Egito tem como base receitas e desenhos nas paredes dos antigos templos egípcios. Para entender mais, continue a leitura desta matéria.
Picante e doce: saiba tudo sobre a recriação do perfume da rainha do Egito
De acordo com o pesquisador Sean Coughlin, responsável pelo estudo, o aroma do perfume se dá pela sua base: a mirra. A resina, originária de uma árvore do sudeste da África e da Península Arábica, possui um cheiro quente, apimentado e amargo.
Além da mirra, o perfume da rainha também inclui o cardamomo, o azeite de oliva e a canela, o que lhe proporciona um aroma intenso com notas picantes e doces. Então, com essas informações, os cientistas estão tentando reconstruir o cheiro a partir de resíduos biomoleculares.
LEIA MAIS:
- Qual a pimenta mais picante do mundo? Saiba o que acontece com quem a ingere!
- 5 países baratos e que valem a pena visitar – sem gastar muito!
Os pesquisadores utilizam técnicas como a cromatografia, um processo de separação de misturas que possibilita a detecção de diferentes compostos de acordo com o peso das diferentes moléculas. Utiliza-se essa técnica nos incensários, frascos de perfume, panelas e frascos de armazenamento de alimentos que continham o cheiro que acreditam ser de Cleópatra.
Outros compostos secundários também vêm sendo objetos de estudo, como as resinas, madeiras perfumadas, ervas, frutas, especiarias e até o pistache. Após coletarem tantas pistas olfativas e os demais dados, o trabalho será encaminhado para um perfumista, que tentará recriar os aromas para reconstruir o perfume da rainha.
Depois de todo esse processo, estima-se que o cheiro da filha de Ptolomeu possa ser recriado e comercializado. Isso para que outras mulheres tenham a sensação de poder, força e potência que a rainha tinha há mais de 2 mil anos.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.