4 erros que estão deixando o seu Wi-Fi lento em casa
Não deixe que o sinal da sua internet seja um problema. Saiba quais erros você está cometendo e melhore essa situação!
Você sofre com o problema de ter um Wi-Fi lento em casa ou no escritório? Com tantos dispositivos sem fio agora dependentes da internet, até mesmo pequenas falhas podem prejudicar o desempenho tanto de trabalho quanto de lazer. No entanto, é possível resolver isso com algumas medidas simples.
4 erros que deixam o seu Wi-Fi lento
Você não precisa ser um expert em tecnologia para deduzir algumas questões em relação ao seu Wi-Fi lento. Confira a seguir quatro erros que podem ser a razão dos seus problemas com a internet.
LEIA MAIS: 3 itens ‘inofensivos’ mas que colocam sua segurança online em risco; confira!
Alcance da rede sem fio
O local onde você coloca seu roteador de internet afeta completamente sua velocidade de Wi-Fi. A maioria dos roteadores Wi-Fi transmitem sinais de 2,4 GHz e 5 GHz, sendo um normal e o outro mais rápido, respectivamente.
No entanto, 2,4 GHz é um sinal melhor em algumas situações, pois pode atravessar paredes e outros objetos sólidos com mais facilidade do que 5 GHz. Porém, ainda assim, tem suas limitações. Sendo assim, procure alocar seu roteador o mais próximo possível do cômodo onde você deseja ter a internet mais veloz.
Muitos usuários utilizando a rede
Sua conexão com a internet pode ser rápida e todos em sua casa ou escritório podem utilizá-la. Mas também vale lembrar que cada dispositivo consumirá simultaneamente uma parte da sua internet total disponível.
Portanto, procure habilitar o sistema Quality of Service do roteador para melhor desempenho. Essa configuração “limita” uma certa quantidade de taxa de transferência para um determinado dispositivo ou uma determinada atividade.
Cabos de rede antigos
Embora cabos possam durar 50 anos ou mais, cabos de rede passam por várias atualizações importantes que afetam a rapidez com que podem transmitir dados. Assim, verifique seu tempo de uso e substitua-os por cabos novos e atualizados.
LEIA TAMBÉM: Sem internet na rua? Conheça esse aplicativo para WiFi grátis!
Canal do Wi-Fi muito congestionado
Um dos benefícios de morar em lugares remotos é que geralmente não há muitas redes por perto. No entanto, quem mora em uma área urbana, sobretudo em um apartamento, pode estar cercado por centenas de redes Wi-Fi. Esse excesso de redes consome parte da largura da frequência disponível.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!