Você está sobrecarregado? Veja em quantos projetos cada pessoa deve trabalhar
Quantos projetos de trabalho uma pessoa pode dar conta sozinha? Confira aqui o que apontam as pesquisas!
Com o avanço da tecnologia e as novas estratégias de trabalho, trabalhar em diversos projetos virou norma entre pessoas que atuam em escritórios hoje. Com isso, cerca de 80% desses funcionários precisam fazer malabarismo com os diversos projetos que precisam realizar de forma concomitante, conforme aponta a pesquisa divulgada pelo University Of Liverpool.
Segundo a pesquisa, 59% dos funcionários realizam de dois a cinco projetos concomitantemente, 11% de seis a dez projetos, e 15% trabalham em mais de dez. No entanto, a lógica que opera por trás dessa forma de trabalho liga-se à ideia de ampliar a produtividade dessas pessoas. Ainda, há o objetivo de economizar tempo, dinheiro e recursos das empresas.
Trabalhar em diversos projetos é benéfico para as pessoas?
Mas será que trabalhar em mais de um projeto é benéfico de fato? Com a necessidade de debater sobre demandas excessivas de trabalho, pressões na carreira e satisfação, é essencial entender se é saudável tocar vários projetos simultaneamente. Assim, segundo a mesma pesquisa, trabalhar em muitos projetos em concomitância pode prejudicar o desempenho dos funcionários, bem como atrapalhar a própria empresa e o desenvolvimento desta.
LEIA MAIS: Seu dinheiro pode te ajudar a trocar hábitos ruins pelos bons – Entenda como!
Metodologia da pesquisa
Para chegar a um resultado, a pesquisa analisou minuciosamente indicadores de desempenho ou metas mensais, além de responsabilidades dos funcionários e informações sobre a alocação do tempo deles. Em seguida, analisaram-se os registros de recursos humanos das empresas selecionadas, bem como outros registros de trabalho, para coletar informações adicionais sobre esses profissionais.
No que se refere ao perfil dos funcionários que foram estudados, houve variação de experiência, gênero, papel e localização. Então, a partir do uso da modelagem estatística, descobriu-se como alcançar a carga ideal de trabalho, que pode ser atribuída a vários projetos.
Qual é o limite ideal de projetos que uma pessoa pode assumir?
Após analisar inúmeros funcionários de grandes multinacionais, descobriu-se que o malabarismo feito com mais de cinco projetos simultâneos pode ser bem prejudicial para o cumprimento de prazos desses projetos. No entanto, em contrapartida, trabalhar em menos de cinco faz com que as pessoas não alcancem a máxima produtividade no ambiente de trabalho, perdendo bastante tempo.
LEIA TAMBÉM: Quando é hora de deixar um emprego? Veja esses 5 sinais!
De fato, vale ressaltar que trabalhar em mais de cinco projetos faz com que os trabalhadores desenvolvam práticas de trabalho muito mais eficazes. Porém, ao exceder esse limite, segundo os levantamentos realizados, os funcionários tendem a experimentar falta de foco e baixa produtividade. Portanto, o estudo concluiu que a quantidade ideal de projetos que uma pessoa pode trabalhar em simultâneo são cinco. Nem mais, nem menos.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!