Você está descansando o suficiente? Veja 5 sinais de que NÃO!

Bocejos intermináveis, sonecas no meio do dia e um desejo insaciável por café: esses são sinais claros de que você está com sono.

O sono não é algo que devemos negligenciar. Priorizar um sono profundo pode trazer diversos benefícios para nossa saúde, desde melhorar nosso humor até aumentar nosso desejo sexual. Portanto, neste texto trouxemos cinco sinais que indicam falta de sono.

5 sinais sutis de que você precisa dormir mais

Desejo por açúcar e carboidratos

Quando estamos privados de sono, esperamos sentir mais vontade de comer certos alimentos. Isso acontece porque a falta de sono afeta o hipotálamo, uma região do cérebro responsável pela regulação hormonal, levando a um aumento no desejo por lanches calóricos, porém pobres em nutrientes, como chocolate, batatas fritas e sobremesas.

Baixo desejo sexual

Um sono de qualidade desempenha um papel importante na regulação hormonal, incluindo os hormônios responsáveis ​​pelo desejo sexual. Recentemente, um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism descobriu que o sono adequado é essencial para manter níveis saudáveis ​​de testosterona, um hormônio sexual que afeta tanto homens quanto mulheres e está relacionado ao humor.

LEIA MAIS: Regra dos 15 minutos: A chave para uma noite de sono melhor – Veja como funciona!

Padrões de pensamento negativo

Uma noite mal dormida frequentemente resulta em mau-humor. Um estudo publicado na Clinical Psychological Science descobriu que pessoas com uma boa noite de sono apresentam, em média, 50% menos pensamentos espontâneos na manhã seguinte em comparação com aqueles que não dormem o suficiente.

Ou seja, descansar promove um humor positivo e fortalece nossa capacidade de foco e atenção plena.

Dificuldade em realizar atividades físicas

O sono é essencial para a recuperação do corpo. Então, quando não dormimos o suficiente, nosso desempenho físico pode ser comprometido.

Sede constante

Um estudo publicado na revista Sleep revelou que pessoas que dormem consistentemente menos de seis horas por noite têm maior probabilidade de apresentar desidratação do que aqueles que dormem regularmente oito horas.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

bem-estarsono