Você é uma boa pessoa? Estes 6 sinais indicam que sim!
A psicologia revela 6 sinais que mostram se você é alguém bondoso. Descubra como você pode fazer a diferença na vida das pessoas apenas sendo você
Alguns podem dizer que você nasceu com um coração grande demais e outros podem afirmar que ele foi crescendo com o tempo, mas o que realmente importa é que você consegue abraçar diversas pessoas com muito carinho.
Sua empatia, caridade e vontade de ajudar o próximo são dons em meio a uma sociedade que não tem se importado na forma que tratam os que estão ao seu redor. Porém, mais importante que um dom, é a sua capacidade de enxergar além de sua própria vida apenas por ser quem é.
LEIA MAIS: Os 10 países mais felizes e mais infelizes do mundo – Brasil decepciona!
Embora questione se é realmente uma boa pessoa, a psicologia responderá às suas dúvidas com 6 sinais que evidenciam sua bondade ao mundo.
É sempre um bom ouvinte
Você não apenas ouve, mas escuta ativamente as pessoas ao seu redor. Conectar-se e se preocupar em entender como a outra pessoa se expressa verbal e fisicamente pode ser considerado um grande sinal de empatia. Segundo o autor David Augsburger, ser ouvido e ser amado podem ser confundidos pelas pessoas, pois as duas ações são praticamente equivalentes.
Escutar ativamente alguém que confia em você não é apenas sinal de educação, mas significa que você realmente se importa com o bem-estar emocional do próximo.
Sua felicidade é contagiante
A maneira como você enxerga e vive a sua vida não afeta apenas a si próprio, mas atinge todos que estão ao seu redor todos os dias. Sua felicidade acaba se tornando uma fonte de felicidade por onde quer que vá, te tornando ainda mais gentil.
Um estudo revela que pessoas felizes são realmente mais gentis, e se tornam ainda mais felizes quando passam a reconhecer seus atos de gentileza. A Psychology Today explica que pessoas que vivem dessa forma se conectam mais facilmente com os demais indivíduos, permitindo um maior senso de empatia.
Você se conecta emocionalmente com os outros
Perceber as emoções dos outros é uma habilidade considerada rara de empatia e compaixão. Se você é a pessoa que sempre percebe que o dia de um amigo não está indo bem ou que alguém da sua família teve um dia estressante, significa que você está em grande sintonia com as pessoas que você ama.
Brené Brown diz, especialista em empatia, explica que a empatia é ouvir, dar o espaço necessário, não julgar e se fazer presente na vida das pessoas.
Você não exclui as pessoas
Fazer com que ninguém se sinta rejeitado ou excluído é um sinal de que você é uma ótima pessoa e se preocupa com os outros. O ser humano sempre buscou se sentir parte de algo e o sentimento causado pela rejeição social pode causar grandes danos psicológicos, incluindo ansiedade e outras mazelas.
Se você é uma pessoa que acolhe e promove relacionamentos saudáveis e marcantes, saiba que tem um grande coração.
Sempre está disposto a ajudar
Estar disposto a ajudar alguém que precisa de ajuda, sem nem pensar duas vezes, é algo que poucos fazem. A empatia te move, você se coloca no lugar do outro e sua compaixão te transforma em alguém que não faz cara feia para ajudar, seja um conhecido ou não, você se sente grato em estar lá pela pessoa.
Moshe Ratson explica que a compaixão supera o egoísmo e é a forma pura da preocupação com o próximo.
LEIA MAIS: 6 bebidas que você nunca deveria pedir em um voo
Você não guarda mágoas
Segundo a ciência, o ato de conseguir perdoar de forma rápida é um sinal de generosidade emocional. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, perdoar não significa esquecer, mas lembrar do que te feriu e escolher não guardar ressentimentos.
Além disso, a John Hopkins Medicine revela que pessoas inclinadas a perdoar de forma mais rápida registram menos quadros de depressão, ansiedade e estresse.