Você é ciclista? Saiba cinco regras de trânsito que você deve seguir!
Dirigir no trânsito exige atenção e disciplina, muitos não conhecem algumas regras que são essenciais no dia a dia do ciclista. Vem que a gente te conta!
Os números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que cerca de 7% dos brasileiros utilizam bicicletas como meio de transporte principal. Além disso, estudos da Bicycle-Guider indicam a existência de aproximadamente 1 bilhão de bicicletas em todo o mundo, sendo cerca de 40 milhões apenas no Brasil.
Além dos benefícios para a saúde, as bicicletas também contribuem para a preservação do meio ambiente.
Conheça as principais regras de trânsito para ciclistas
Onde transitar
No ambiente urbano, os ciclistas podem circular em diferentes espaços, como ciclovia (uma pista reservada e separada dos carros), ciclofaixa (um espaço separado na faixa de rolamento ou no passeio, devidamente sinalizado) e áreas compartilhadas com pedestres.
Caso na região não tenha ciclovias ou ciclofaixas disponíveis, o ciclista deve utilizar a lateral da via de tráfego dos automóveis. Nesse caso, segundo o artigo 58 do CTB, circulação deve ser no sentido dos demais veículos e a bicicleta tem a preferência.
LEIA MAIS: Carros com câmbio manual: 5 práticas ruins para a embreagem do veículo
Não circule na calçada
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 59, andar de bicicleta na calçada é proibido, exceto em situações específicas em que seja sinalizado pelo órgão de fiscalização competente.
Esteja equipado
A segurança dos ciclistas é fundamental, por isso é recomendado o uso de equipamentos como campainhas, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais das bicicletas, além do espelho retrovisor no lado esquerdo.
Boa conduta
A boa conduta no trânsito é essencial para evitar acidentes. Manobras proibidas e desrespeito às regras devem ser evitados, sempre respeitando a preferência de passagem, especialmente cedendo espaço aos pedestres.
LEIA MAIS: TECNOLOGIA: robô chinês impede que carros sejam mal estacionados – Veja em ação!
Sinalização
Além das regras, a comunicação entre ciclistas e motoristas é fundamental para a segurança no trânsito. Para facilitar essa interação, existem sinais básicos:
- Virar à Esquerda: Estender o braço esquerdo para indicar a curva à esquerda.
- Virar à Direita: Movimentar o braço direito para sinalizar a curva à direita.
- Continuar à Frente: Estender o braço para frente para indicar que irá seguir em frente.
- Frenagem: Elevar a mão e fechá-la para mostrar que irá parar ou reduzir a velocidade.
- Alerta de Obstáculo: Apontar para baixo com a mão e fazer um movimento circular para alertar sobre buracos ou obstáculos na via.