Veja para quais doenças o INSS concede benefícios sem carências!

O portador de uma das doenças a seguir pode solicitar o auxílio ao órgão.

O órgão que administra os benefícios da previdência é o Instituto Nacional do Seguro Social, garantindo que não haja fraude nem falhas no pagamento de pensões e aposentadorias. Nesse sentido, a autarquia divulgou uma nova lista que expõe quais são as doenças que garantem benefícios do INSS sem carência. Veja mais informações lendo essa matéria na íntegra.

Doenças que liberam o benefício do INSS sem carência

Para solicitação do benefício à autarquia, o cidadão precisa cumprir alguns requisitos com relação à Previdência Social. Um deles é a carência de pagamentos ao governo.

A carência é um tempo mínimo de contribuições que uma pessoa precisa fazer antes de dar entrada na solicitação do auxílio. Entretanto, se sua saúde estiver comprometida, ela se exime desse cumprimento. 

Assim, conheça as 17 doenças que descartam a necessidade de carência.

  1. Acidente vascular cerebral (AVC);
  2. Abdome agudo cirúrgico; 
  3. Cegueira;
  4. Hanseníase;
  5. Transtorno mental grave;
  6. Tuberculose ativa; 
  7. Doença de Parkinson; 
  8. Cardiopatia grave; 
  9. Neoplasia maligna (câncer); 
  10. Nefropatia grave;
  11. Hepatopatia grave; 
  12. Esclerose múltipla; 
  13. Paralisia irreversível e incapacitante;
  14. Espondilite anquilosante; 
  15. Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  16. Síndrome de deficiência imunológica adquirida (Aids);
  17. Contaminação por radiação.

LEIA MAIS:

Auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez

Os denominados benefícios por incapacidade só são concedidos se o cidadão estiver incapacitado de prosseguir na prática de suas atividades. Assim, para pedir o auxílio, o segurado deve agendar uma perícia médica, em que o perito decidirá como o INSS deve agir diante do caso. 

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou no site “Meu INSS”, por meio do envio dos documentos solicitados. Porém, caso o local esteja com a agenda muito cheia, ou seja, impossível de marcar ou com prazo de agendamento muito distante, a autarquia pode solicitar que a perícia seja feita à distância.

Por fim, caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também