Seu estado está no ranking? Veja onde mais se ultrapassa o limite de velocidade!
Um levantamento aponta os estados brasileiros com maior concentração de motoristas imprudentes no trânsito. Confira!
A segurança no trânsito é uma preocupação constante em todas as partes do Brasil. Infelizmente, a imprudência e a pressa de alguns motoristas podem resultar em acidentes graves.
Neste texto, exploraremos os estados que mais registram condutores apressados no trânsito, destacando a importância de conscientização e respeito às leis para a preservação da vida nas vias públicas.
LEIA MAIS: Truque ilegal na placa ajuda motoristas a burlar a lei – mas punição é severa!
O que a lei diz sobre o excesso de velocidade?
No Brasil, uma das infrações mais encontradas pelas autoridades é o excesso de velocidade. O excesso de velocidade no trânsito representa um perigo iminente. A pressa e a imprudência de alguns condutores podem levar a acidentes graves.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro?
Art. 161. Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito deste Código ou da legislação complementar, e o infrator sujeita-se às penalidades e às medidas administrativas indicadas em cada artigo deste Capítulo e às punições previstas no Capítulo XIX deste Código.
Art. 218. Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias:
I – quando a velocidade for superior à máxima em até 20% (vinte por cento)
- Infração – média
- Penalidade – multa
II – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% (vinte por cento) até 50% (cinquenta por cento)
- Infração – grave
- Penalidade – multa
III – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinquenta por cento): (Incluído pela Lei nº 11.334, de 2006)
- Infração – gravíssima
- Penalidade – multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir
Dados alarmantes sobre velocidade excessiva
Um estudo realizado pela Coblin, empresa especializada em gestão de frotas, analisou os excessos de velocidade nas vias públicas do Brasil. Entre janeiro e abril de 2023, foram identificadas 100.000 ações de motoristas por dia como excesso de velocidade. Desse total, 43% tiveram classificação de gravíssima.
O Tocantins está em primeiro lugar entre os estados com motoristas que excedem a velocidade. Mato Grosso e Bahia completam o pódio.
Embora estejam entre os dez primeiros, Roraima e Rio Grande do Sul tiveram os menores percentuais de infrações gravíssimas, com 32% e 33%, respectivamente. Conforme o estudo, a média nacional de violações muito graves é de 43%. O estado de Mato Grosso se destaca com o maior percentual de infrações com 49%.
LEIA MAIS:Novo carro elétrico tem bateria que recarrega em até 6 minutos!
Capitais com maior número de infrações gravíssimas
Porto Velho em Rondônia e Cuiabá no Mato Grosso são as capitais com destaque negativo em velocidade. Nessas cidades, 47% dos casos registrados foram classificados como “gravíssimas”, ultrapassando o limite de 50% permitido.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!