Nos últimos meses têm sido comuns reclamações de usuários de transportes por aplicativo. As críticas falam sobre a dificuldade em conseguir corridas pelos apps Uber e 99. As empresas são as mais tradicionais do ramo presentes no país.
Alguns usuários relatam horas de espera até algum motorista aceitar a corrida chamada. “Tá mais fácil achar dinheiro na rua, do que um motorista que aceite a corrida”, diz uma postagem no Twitter.
Em busca rápida pelo tema, é possível encontrar dezenas de reclamações recentes. Contudo, a explicação para o problema acaba sendo um pouco vaga e divergente em alguns pontos.
Leia também: Saiba quanto ganha um Uber nos Estados Unidos e veja se vale a pena
O motorista não é obrigado a aceitar uma corrida, embora a recusa excessiva gere penalizações. Caso um motorista recuse muitas corridas, sua pontuação dentro do app pode cair bastante. Isso faz com que ele demore mais para “subir de nível” e lucrar mais com o trabalho.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, em horários de pico está cada vez mais difícil conseguir corridas. Ainda que nesses horários o valor da taxa seja mais caro, parece que os motoristas desapareceram. É o que mostra as críticas dos usuários das plataformas Uber e 99.
Custos dos motoristas aumentaram
Fora isso, com o aumento do dólar, peças de carros tendem a ficar mais caras também. A manutenção em geral aumentou e manter um trabalho que depende do veículo próprio ficou mais difícil.
Também existem corridas que são canceladas por receio do motorista. Isso ocorre quando o passageiro esteja em uma área suspeita ou que desperte insegurança no motorista.
“Os usuários estão tendo de esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há mais chamados do que parceiros dispostos a realizar viagens. A demanda elevada significa que o app da Uber está tocando sem parar para os parceiros, situação em que eles relatam se sentirem mais confortáveis para recusar viagens, pois sabem que virão outros chamados na sequência, possivelmente com ganhos maiores”, diz a nota da Uber enviada ao portal Canaltech.
A resposta da 99 acompanha a mesma dada pela concorrente. “É importante observar que, desde o final de 2020, a 99 retomou o volume de corridas em 100%, quando comparada ao período antes da pandemia”, justificou à reportagem do Canaltech.
Empresas negam o problema
Apesar de alguns motoristas reclamarem do valor repassado pelas corridas, as empresas negam o problema. Para elas, os motivos de cancelamento assim como os ganhos têm caráter individual. Cada motorista consegue fazer uma renda própria pela plataforma e isso varia conforme o trabalho oferecido.
Por ora, não há solução para os clientes que precisam esperar por horas um motorista disposto. O jeito é esperar mesmo, ou buscar por outras soluções de transporte. Vale a pena reforçar o contato através dos canais de suporte da Uber e da 99. Ambas empresas se mostram atentas às críticas dos usuários.