Utilizar o cartão de crédito para pagar contas pode ser uma grande cilada – Entenda!

A opção pode ser vantajosa se usada com disciplina, mas pode se tornar arriscada se o consumidor não conseguir se organizar.

O cartão de crédito é um recurso muito utilizado pelos brasileiros para pagar as mais diversas contas, desde água e luz até plano de saúde e escola dos filhos. Quando bem utilizado, o cartão de crédito pode ser uma opção vantajosa, mas é preciso ter muito cuidado para não cair em armadilhas.

Quando usar o cartão de crédito para pagar contas é uma boa opção

Uma forma inteligente de usar o cartão de crédito é concentrar todas as contas nele e aproveitar os benefícios de postergar o pagamento, aplicando o dinheiro em algum investimento com rendimento até o vencimento da fatura. Porém, essa opção é indicada apenas para pessoas muito disciplinadas financeiramente.

Para quem não é tão disciplinado assim, o cartão de crédito pode ser uma saída simples para o pagamento de contas com pequenos descompassos financeiros. Mas é preciso ter muito cuidado para não se endividar ainda mais. Quando a cada conta paga o saldo devedor aumenta, é preciso ter guardado dinheiro para quitar a fatura do cartão de crédito.

Muitas pessoas acabam se perdendo com os gastos nesse meio tempo e não conseguem pagar a fatura integralmente ou acabam atrasando o pagamento. Esse comportamento acaba transformando o que poderia ser uma estratégia inteligente em uma armadilha financeira, levando ao endividamento.

LEIA MAIS: Cartão de Crédito CAIXA Tem: Sem anuidade e com muitos benefícios: Saiba mais!

Juros do cartão de crédito

Os juros do cartão de crédito são altíssimos, e essa é a principal causa do endividamento do brasileiro. Dados da Serasa Experian com a Opinion Box mostram que, entre os inadimplentes no país em 2022, 53% deviam no cartão.

Além disso, seis em cada dez endividados desconhecem os valores de tarifas e juros cobrados por atraso de pagamento. Os juros rotativos do cartão de crédito são um dos mais altos do mercado, podendo chegar a 1.000% ao ano dependendo da instituição financeira.

LEIA MAIS: Nubank oferece recursos para imprevistos financeiros: Veja como aproveitar!

Por isso, é importante evitar o uso sem planejamento do cartão de crédito. Se não estiver seguro de que conseguirá pagar o total da fatura, é melhor optar por um caminho menos arriscado, como o crédito consignado.

E, depois de resolver a dívida, é hora de passar a gerenciar melhor o dinheiro, programando as despesas conhecidas e deixando uma reserva para os imprevistos.

Assim, o cartão de crédito pode ser uma opção vantajosa para quem sabe usá-lo com disciplina e planejamento, mas é preciso ter muito cuidado para não cair nas armadilhas financeiras e acabar se endividando ainda mais.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também