Um erro anti-higiênico que (quase) todos fazemos com nossas malas – e como evitá-lo!
Confira as recomendações dos especialistas em limpeza!
Com o término da pandemia, surgiram preocupações intensificadas com a higiene e a contaminação nos aeroportos. Por essa razão, diversos especialistas têm chamado a atenção para possíveis fontes de bactérias que podem passar despercebidas, como a bagagem. Portanto, veja como higienizar a bagagem corretamente!
Qual é o problema das bagagens?
Você sabe o caminho que a sua bagagem percorre depois de ser despachada até chegar ao porão de carga do avião e sair pela esteira no seu destino?
Na maioria dos aeroportos, esse trajeto é pouco higiênico, visto que raramente é limpo. Além disso, os porões de carga são empoeirados, quentes e úmidos.
LEIA MAIS: 7 truques para manter a casa limpa e organizada em menos tempo
O manuseio da bagagem por vários profissionais também é um problema: um profissional recebe a sua mala, outro a coloca dentro do avião e outro a coloca na esteira de retirada.
Qualquer um desses profissionais, caso esteja contaminado com vírus ou bactérias, pode transmitir esses agentes para a superfície da bagagem.
Outro erro comum é que, ao pegarmos uma bagagem com a superfície contaminada, ainda estamos no aeroporto. Em seguida, tocamos no celular, no passaporte, na boca e nos olhos, piorando a situação.
Por fim, ao chegarmos a um hotel ou em nossa casa, muitas pessoas colocam a mala sobre a cama para retirar as roupas e organizar, contaminando também o local onde iremos dormir.
Como fazer a limpeza corretamente
Pensando em minimizar os riscos, é ideal limpar a mala o mais cedo possível. Quanto mais tempo ela permanecer suja, maior será o risco de contaminação e proliferação de fungos e bactérias, que se desenvolvem em ambientes escuros e quentes.
LEIA MAIS: Um erro comum que pode fazer você perder sua bagagem – Veja como evitá-lo!
Portanto, utilize lenços desinfetantes para limpar todas as superfícies da mala, incluindo a alça. Caso não tenha lenços, você pode utilizar um pano limpo com álcool 70%.
Após a higienização da mala, lembre-se de lavar as mãos. Além disso, ao retirar a bagagem da rampa dentro do aeroporto, utilize álcool gel para limpar as mãos antes de tocar no celular, comer ou coçar os olhos.