Viajar sem barreiras: Veja os melhores lugares para turistas PcD desfrutarem!

Viajar, para pessoas com deficiência, muitas vezes pode ser um grande desafio. Por isso, separamos alguns dos destinos que são exemplos de acessibilidade.

Escolher um destino e programar os passeios das férias, por exemplo, pode não ser uma tarefa tão simples para pessoas com deficiência. Isso porque elas têm que pesquisar e avaliar o que os locais oferecem.

Sabendo disso, trouxemos alguns dos lugares mais bem preparados no quesito acessibilidade no turismo para pessoas com deficiência. Confira a seguir.

Lugares mais acessíveis para PcD

A acessibilidade no turismo para pessoas com alguma deficiência vai muito além de apenas rampas e banheiros adaptados. O conceito é promover a inclusão de pessoas com limitações físicas e mentais em estabelecimentos e atividades turísticas.

LEIA MAIS:

Truques para o celular de pessoas com dificuldades para enxergar

Carro PCD: Quem tem direito ao desconto? Saiba como funciona o benefício!

Com isso, empresas de turismo devem ter pessoas capacitadas para interagir com as PcD, como funcionários que saibam libras e os melhores destinos para orientá-las.

No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de destinos aptos para o turismo para pessoas com deficiência.

Alguns dos atrativos dessas cidades estão bem adaptados para receber PcD, como o MASP (SP) e o Pão de Açúcar (RJ). Além deste, no Rio de Janeiro há também o Jardim Botânico sensorial, próprio para deficientes visuais.

Outros lugares, como Maceió, Fortaleza e Curitiba, por exemplo, também são acessíveis, desde os pontos turísticos até as redes hoteleiras.

Já em relação aos destinos internacionais, Seattle, nos EUA, é uma das cidades mais bem preparadas para o transporte de PcD, tendo frotas 100% adaptadas. Assim como ela, também é possível turistar tranquilamente nas cidades de Breda, na Holanda, e Dublin, na Irlanda.

Por fim, vale ressaltar que Varsóvia, na Polônia, ganhou o prêmio Access City Award em 2020 por investir em deixar toda a sua cidade acessível. Nela, foram instalados elevadores, calçadas com piso tátil, semáforos com botões em braile, entre outras mudanças para facilitar o acesso de qualquer turista.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também