Trilha mais romântica do mundo, o ‘Caminho do Amor’ na Itália reabre após mais de 10 anos!

Reviva a Magia na Itália com a Reabertura do 'Caminho do Amor´

Em uma reviravolta encantadora, o sentimento amoroso paira no ar, pois uma das rotas de caminhada mais renomadas da Itália está prestes a ser reaberta após mais de uma década. A icônica Via dell’Amore, também conhecida como “Caminho do Amor”, localizada entre Riomaggiore e Manarola, está marcada como a trilha mais romântica do mundo.

A passagem estava inacessível desde 2012, após um deslizamento de terra que resultou em ferimentos para quatro turistas, demandando uma extensa série de reparos. Porém, com um projeto de revitalização completo, a previsão é de que a trilha esteja inteiramente acessível a partir de julho de 2024.

Alegria invade os corações dos habitantes locais e visitantes, uma vez que a primeira parte deste cativante percurso pedestre já está aberta a visitas preliminares de verão, estendendo-se até o dia 30 de setembro.

LEIA MAIS: Europa cobrará taxa de turistas brasileiros a partir de 2024 – Saiba mais!

Este “aperitivo” proporciona uma amostra das vistas deslumbrantes e da atmosfera íntima pelas quais a Via dell’Amore é renomada.

O Enfoque do “Caminho do Amor”

A famosa trilha de 1 km, reconhecida como Via dell’Amore, conecta cinco vilas que compõem as Cinque Terre, um local reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Como já mencionado, esta localização passou por um abrangente projeto de restauração recentemente.

É importante ressaltar que a rota pavimentada abraça a costa, brindando os olhos com visões impressionantes da paisagem e do oceano.

Para os menos familiarizados, a Via dell’Amore foi originalmente construída no início do século XX, durante o aprimoramento da linha ferroviária entre Gênova e La Spezia. Nesse contexto, surgiu como um acesso para os trabalhadores ferroviários se deslocarem entre Riomaggiore e Manarola enquanto um túnel estava em construção.

A trilha, esculpida na face de uma rocha resistente à beira-mar, se tornou, segundo a lenda, um ponto de encontro para os apaixonados das duas cidades.

O recente projeto de restauração incluiu a fixação das rochas acima e abaixo da trilha com uma estrutura de aço, além do plantio de 8.800 vegetais para fortificar a paisagem.

Além disso, um sistema de monitoramento foi implementado para oferecer alertas antecipados acerca de possíveis deslizamentos de terra, elevando a segurança para os visitantes.

LEIA TAMBÉM: 8 países europeus que oferecem dinheiro para novos moradores

Sanções para Mitigar o Turismo Intensivo na Via dell’Amore

Cinque Terre, um conjunto pitoresco de cinco vilas localizado na região da Ligúria, Itália, enfrenta o desafio do excesso de turismo. Celebrado por suas construções coloridas nas falésias sobre o mar, este local, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO e situado dentro de um parque nacional, atrai aproximadamente 2,4 milhões de visitantes anualmente.

A Via dell’Amore, uma das porções mais célebres da costa de Cinque Terre, goza de imensa popularidade entre os turistas. Em resposta a esse fluxo massivo de visitantes, as autoridades locais implementaram neste ano multas que podem chegar a € 275 (equivalente a cerca de R$1.746,25) para indivíduos que obstruírem o tráfego ou atrasarem o fluxo ao tirar selfies, causando congestionamentos.

Giovanni Toti, líder da região da Ligúria, enfatizou a relevância do local, afirmando que a Via dell’Amore representa um “tesouro para nossa região, não apenas para aqueles que a visitam”. Essas medidas visam garantir a preservação do local e a mais enriquecedora experiência possível para os visitantes.

internacionalturismo