Todo piloto de avião é rico? Veja quanto ganham os profissionais da aviação!
Os pilotos de avião e helicóptero podem ser muito bem remunerados conforme a demanda e o tipo de operação que fazem.
Existem muitas pessoas que desejam se tornar pilotos de avião ou helicóptero no Brasil e, por isso, têm curiosidade em saber quanto esses profissionais ganham mensalmente.
Os entusiastas da aviação gostam de explorar esse tema e, para mantê-lo informado, trazemos hoje algumas informações sobre o salário desses profissionais e os fatores que podem influenciar seus ganhos. Acompanhe a seguir!
Pilotos de aviões executivos
Quando falamos sobre aviação executiva, estamos nos referindo a voos que não são comerciais, ou seja, aqueles feitos para personalidades ou empresas. Os pilotos que realizam esse trabalho podem ser contratados por empresas especializadas em fretamento ou como pilotos particulares para personalidades, como empresários.
A remuneração desses pilotos pode variar dependendo do tipo de contrato, carga horária de trabalho, tipo de aeronave e experiência que possuem.
Em média, os pilotos de aviões executivos normalmente recebem entre 7 a 12 mil reais por mês. Conforme adquirem mais experiência, esse valor pode aumentar.
LEIA MAIS: Como dormir bem em uma viagem de avião? Veja 5 pontos a observar!
Pilotos de aviões comerciais
Os pilotos de aviões comerciais são contratados por companhias aéreas. Esses profissionais passam por processos seletivos ou concursos para trabalhar nas companhias e realizar voos comerciais.
O salário também pode variar de acordo com o tipo de aeronave, experiência do profissional e carga horária de trabalho.
Esses pilotos podem receber de 10 a 15 mil reais por mês. Conforme ganham mais experiência na empresa, o salário também pode aumentar, chegando a até 30 mil reais por mês.
O tipo de empresa e a situação econômica do país também influenciam bastante no salário do piloto de avião comercial.
LEIA TAMBÉM: Celular no avião? Companhias aéreas começarão a autorizar o uso em breve!
Pilotos de helicóptero
Os pilotos de helicóptero geralmente têm uma rotina de trabalho um pouco diferente, pois a demanda por seus serviços é mais específica dentro da aviação.
Eles podem trabalhar em diferentes setores, como resgate, transporte, segurança e filmagens aéreas, além do setor executivo.
O salário pode variar de acordo com fatores como o tipo de operação realizada, o tipo de helicóptero e a experiência na área. Normalmente, os pilotos de helicóptero recebem entre 6 a 10 mil reais por mês.
Assim como em outros setores, esse valor pode aumentar com o tempo de experiência e o tipo de empresa em que atuam. Quanto maior a empresa, maior será o salário.
Os pilotos de aviões executivos, comerciais e helicóptero se destacam no Brasil, e cada segmento possui características e demandas diferentes, como tipos de voos, aeronaves e carga horária de trabalho.