5 erros que você não pode cometer com sua aposentadoria
Dicas do que não fazer para quem deseja se aposentar. Leia mais neste artigo!
Há certos equívocos que podem ser cometidos por pessoas que estão prestes a entrar no processo de aposentadoria, resultando em atrasos significativos. Portanto, é de suma importância conhecer esses erros, a fim de evitar litígios judiciais e conquistar uma aposentadoria mais ágil.
É fundamental estar ciente dessas questões para garantir uma transição tranquila e bem-sucedida para a fase de aposentadoria.
5 erros a evitar na aposentadoria
Pagar com atraso
Realizar o pagamento de contribuições antigas não lhe garante benefícios melhores e você ainda pode perder seu dinheiro. Busque saber se você realmente deve pagar, se o pagamento vale a pena e analise se necessita comprovar o exercício da atividade remunerada antes do pagamento dos valores em atraso.
LEIA MAIS: Hotel brasileiro está entre os 100 melhores hotéis do mundo
Ter mais de um emprego
Havendo um número maior de contribuições em um período semelhante, faz-se necessário somar os valores contribuídos para calcular o valor da sua aposentadoria. Busque verificar se os empregos a qual você presta serviço estão registrados em sua CTPS e confira se as empresas realizaram a contribuição de forma correta.
Trabalho autônomo
É possível computar o trabalho autônomo no tempo de contribuição. Portanto, torna-se importante verificar as contribuições realizadas durante esse período e analisar se o INSS as registrou corretamente em seu sistema.
Não registrar na carteira
Algumas empresas não fazem as contribuições nem registram seus funcionários da maneira correta, isso pode gerar um prejuízo aos trabalhadores. O registro das contribuições é um direito de todos os funcionários e, não havendo esse registro, deve-se comprovar que houve trabalho durante o período. Busque os meios para provar que houve alguma situação semelhante a essa.
LEIA MAIS: Skiplagging: Jovem é banido de companhia aérea após tentar economizar em passagem
Trabalhar em outro país
Ainda que o trabalho tenha sido exercido em outro país, ele pode servir como cálculo na hora de contabilizar o seu tempo de contribuição. Tenha em mãos documentos que comprovem que houve trabalho realizado em outro país e pesquise se existe um acordo internacional entre o Brasil e o país ao qual você prestou serviço.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.