Tecnologia de Inteligência Artificial imita qualquer voz em três segundos; veja em ação!
Conheça a VALL-E, inteligência artificial quase humana da Microsoft.
A Microsoft revelou uma nova tecnologia de IA (inteligência artificial) com capacidades surpreendentes. Qualquer voz humana pode ser imitada com a tecnologia VALL-E usando apenas uma amostra de três segundos do som original. Além disso, ela é capaz de reproduzir as emoções humanas. No entanto, essa tecnologia ainda está sendo testada, não estando disponível ao público.
VALL-E: nova tecnologia de IA da Microsoft
Segundo a Microsoft, a IA que pode imitar a fala humana é um novo modelo para síntese de texto falado, tornando o processo de conversão de texto em áudio mais natural. É uma tentativa de evitar os sons mecânicos ou impessoais de aplicativos como o Google Translator.
O dispositivo foi desenvolvido usando 60 mil horas de gravações de voz humana para aprendizado, e os testes ainda estão em andamento. Por meio dessas análises, a IA aprendeu a reconhecer as sutilezas e os padrões em muitos tipos de ambientes.
No entanto, as amostras de voz fornecidas pela Microsoft têm uma variedade de qualidades. Algumas são mais genuínas e naturais, enquanto outras ainda parecem ser mais robóticas.
LEIA MAIS: Conheça a sala mais silenciosa do mundo: saiba por que ela é enlouquecedora!
A preocupação com essa inovação
Como acontece com qualquer inovação com IA, a VALL-E preocupa os especialistas quando o assunto é segurança cibernética. Isso porque existe a possibilidade de que as imitações de voz sejam usadas como uma ferramenta para aplicar golpes.
Por exemplo, é possível citar o crime de falso sequestro, em que criminosos criariam áudios falsos com a tecnologia para convencer a vítima de que um parente está com problemas e precisa de dinheiro, realizando um furto.
Inovações como o VALL-E preocupam tanto os comunicadores quanto os especialistas em fake news. Afinal, a tecnologia também pode tornar a disseminação de informações falsas mais fácil e mais ampla se elas caírem em mãos erradas.
É importante deixar claro que a Microsoft fez uma declaração ética sobre o uso da IA. No entanto, ainda é impossível prever como o público poderá usar a inteligência artificial se ela for disponibilizada para todos.
LEIA TAMBÉM: IA gera imagens de festas que parecem reais – exceto por detalhes bizarros!
Veja a VALL-E em ação
Você pode conferir neste site algumas amostras de áudio geradas pela inteligência artificial VALL-E. Algumas são realmente impressionantes.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!