Skybus: Novo modelo de transporte público aéreo comporta até 40 pessoas
Nova empresa focada em transporte público aéreo tem planos de alçar voos até 2025 com projeto de "ônibus voador", o Skybus
A LYTE Aviation, uma nova empresa focada na mobilidade aérea urbana, revelou em março deste ano seu programa de aeronaves eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical), o LA-44 SkyBus, apresentando também a variante de carga, o SkyTruck.
Essas aeronaves de 40 assentos foram criadas para carregar cerca de 4,5 toneladas, fruto de 3 anos de estudo e desenvolvimento. Resultando no projeto de um veículo projetado para se ter mais eficiência que um helicóptero, quando o assunto é combustível.
Conheça o Skybus, novo veículo público de transporte aéreo
O SkyBus foi desenhado para alcançar uma impressionante autonomia de 1.000 km, atingindo velocidades máximas de 300 km/h, com tecnologias já disponíveis no mercado atual. O LA-44, um avião elétrico híbrido de asa curvada.
Para garantir a energia necessária para a decolagem, a LYTE Aviation informa que sua primeira aeronave contará com motores turboélice, funcionando com combustíveis de aviação tradicionais ou sustentáveis, gerando potências entre 3.500 e 5.000 cavalos.
O esboço do LA-44 apresentado pela LYTE Aviation impulsiona quatro motores de turbinas movidas por combustíveis de aviação sustentável (SAF), equipado com mais quatro motores elétricos que serão responsáveis pelo controle e estabilidade da aeronave, energizados por células de combustível de hidrogênio.
A empresa projeta que a aeronave, futuramente, seja totalmente movida por propulsão elétrica de hidrogênio limpo. Com planos de construir um protótipo em escala real até 2024 e pronto para voar em 2025, a LYTE Aviation vislumbra um futuro onde a mobilidade aérea se baseará em tecnologias limpas e sustentáveis.