Site calcula o que vale mais a pena: bicicleta, moto, carro ou aplicativos de transporte

Conheça mais sobre essa ferramenta que pode ser muito útil para o dia a dia de grande parte das pessoas

A Tembici é uma empresa de micromobilidade que atua fazendo a operação das bikes compartilhadas do Itaú. Lançada em 2021, a instituição disponibilizou um site gratuito que serve para comparar os gastos que uma pessoa pode ter para se locomover com carro, moto, aplicativo de transporte, transporte público e bicicletas.

Com isso, segundo a Tembici, a ferramenta faz o cálculo baseado nas quilometragens percorridas todos os dias. Dessa maneira, a calculadora faz a comparação dos veículos escolhidos pelo usuário e mostra qual deles é o mais vantajoso para a sua locomoção.

Quais são os tipos de transportes que o site analisa?

  • Bicicleta compartilhada;
  • Transporte público;
  • Aplicativo de carro compartilhado;
  • Moto;
  • Carro particular.

Além disso, o usuário também pode fazer diversas simulações na plataforma. Para isso, é só informar a quantidade de quilômetros que você percorre diariamente, dentro de um perímetro de 1 a 40 km. Com isso, a ferramenta irá te mostrar uma estimativa de quanto você gastaria por mês com cada um dos meios de transportes citados acima.

LEIA MAIS:

O que a calculadora leva em consideração para fazer a conta?

Interface da calculadora do site da Tembici

Bicicleta compartilhada

É considerado o valor de um Plano Básico Mensal da Bike Itaú. Com isso, por se tratar de uma mensalidade, o valor não sofre alteração em detrimento das quilometragens percorridas.

Transporte público

É considerado um preço fixo de passagem que pode variar de acordo com a cidade e a quantidade de integrações. Mas o valor também não sofre alteração devido à quilometragem.

Aplicativo de carro compartilhado

São considerados custos fixos (aqueles que não se alteram devido à quilometragem) e custos variáveis (aqueles que dependem das quilometragens percorridas).

Por exemplo:

  • Custo fixo: valor base e tarifa inicial;
  • Custo variável: valor por quilometragem.

Moto

São considerados custos fixos (aqueles que não se alteram devido à quilometragem) e custos variáveis (aqueles que dependem das quilometragens percorridas).

Por exemplo:

  • Custo fixo: seguro anual, IPVA anual e estacionamento mensal.
  • Custo variável: litro do combustível.

Carro particular

São considerados custos fixos (aqueles que não se alteram por causa da quilometragem) e custos variáveis (aqueles que dependem das quilometragens percorridas).

Por exemplo:

  • Custo fixo: seguro anual, IPVA anual e estacionamento mensal.
  • Custo variável: litro do combustível.

Os valores utilizados para o cálculo baseiam-se na cidade do Rio de Janeiro, mas vale como auxílio para você avaliar o seu meio de transporte.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

combustíveiscomo economizar
Comentários (0)
Adicionar Comentário