Você está se autossabotando? Veja sinais de que você está sendo tóxico consigo mesmo!
Procurar validação, manter algo que te faz mal e se sacrificar muito pelos outros são alguns dos hábitos nada agradáveis que você pode ter com você mesmo.
Para alguns especialistas, existem alguns sinais de que você é tóxico com você mesmo, seja por qual razão for. Autoproteção, medo, insegurança; tudo pode te levar a causar danos a si próprio. Veja quais são esses sinais e o que fazer para livrar-se deles.
5 sinais de que você está sendo tóxico consigo mesmo
Justifica hábitos ruins
Se você sempre diz que não vai mais manter certos hábitos ou que está agindo de novo do mesmo jeito por qualquer razão, esteja atento. Repetir hábitos que te fazem mal é uma prova de que você não acredita que possa sair da repetição e indica toxicidade consigo mesmo.
LEIA MAIS: 5 hábitos que sabotam a nossa qualidade de vida – e não percebemos!
Sacrifica-se muito em prol dos outros
Sacrificar constantemente suas necessidades, mesmo as mais corriqueiras, em prol das necessidades e das vontades dos outros não é um bom sinal. Mesmo que se trate de quem te ama, indica que você não está priorizando seu autocuidado.
É extremamente autocrítico consigo e com os outros
Até o pequeno erro em qualquer âmbito da vida você não deixa passar. Tudo que você ou as outras pessoas fazem está sob seu duro filtro da autocrítica, da falta de perfeição. Se não há perdão pelas imperfeições ou falhas, é difícil exercitar a compaixão consigo mesmo e com o outro.
Procura validação alheia
A busca exacerbada pelo reconhecimento e elogio do outro é um mau sinal. É um indicativo profundo da falta de autoconfiança, o que prejudica o entendimento de suas fraquezas e das suas qualidades.
Faz comparações constantes sempre contra si mesmo
Quando você passa a se comparar, sempre se colocando em desvantagem, também está sendo tóxico consigo mesmo. Exprime não só falta de autoconfiança, mas também de autoestima.
LEIA TAMBÉM: Como lidar com um ambiente de trabalho tóxico? 3 dicas de sobrevivência!
Como se libertar da toxicidade consigo mesmo?
Os especialistas enxergam que conversar consigo mesmo é a melhor saída para não se autossabotar tanto. Isso pode ser feito oralmente ou por meio da escrita, conforme achar melhor. Se não for suficiente, tentar se compreender com a ajuda de um psicoterapeuta ou psicólogo pode ser útil.
Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais artigos informativos e curiosidades sobre diversos assuntos!