Olha a polêmica! O mês de junho começou e há quem diga ser o melhor do ano! E por quê? Pelas festas juninas, claro! Afinal, quer coisa mais gostosa que quadrilha e comida típica? E nisso, a gente “manda muito bem”, afinal, temos duas cidades disputando ali, de pertinho, o título de maior São João do mundo!
E não é que tem uma gringa entrando no jogo? Pois é, estamos falando da cidade do Porto, em Portugal, que tem, em seu calendário, as Festas de São João entre suas principais celebrações.
Só para ter uma ideia da grandiosidade do evento, muitos falam que a cidade se dedica muito mais à noite de São João do que ao Réveillon. Inclusive, a queima de fogos à beira do Douro é gigante e dura cerca de 16 minutos. Sem falar no quanto a Invicta fica cheia de balões coloridos e pequenas festinhas durante todo o mês.
Por isso, um artigo da WSCom comentou sobre a ideia do Porto em rivalizar com Campina Grande e Caruaru sobre a melhor festa!
LEIA MAIS: Férias de julho: 10 destinos mais procurados no Brasil e no mundo
Apesar de Caruaru e Campina Grande terem mais de 32 dias de celebrações, o Porto garante que sua festa de véspera e dia de São João é incomparável. Então, sem querer jogar lenha na fogueira, vamos saber mais sobre isso? E melhor, entender o quanto cada festa é boa demais da conta?
Como são as Festas de São João no Porto?
A princípio, a festa de São João no Porto é celebrada na noite de 23 para 24 de junho. É quando as ruas “da Baixa” se enchem de pessoas com seus martelinhos rumo à Ribeira para a soltura dos balões. E, claro, assistir à queima de fogos. Entretanto, durante todo o mês, são feitas pequenas festas tradicionais, principalmente realizadas por igrejas para suas comunidades.
De modo geral, as principais tradições da festa incluem:
- Martelinhos de São João: são pequenos martelinhos de plástico usados para bater suavemente na cabeça das pessoas. A dica é comprar o seu antes da festa porque, na noite de São João, você certamente não vai encontrar mais nenhum.
- Alhos-porós: batem nas pessoas com alhos-porós, uma tradição peculiar.
- Balões de São João: assim como os nossos, são balões de ar quente coloridos iluminando o céu. Para evitar acidentes aéreos, o aeroporto é fechado na noite da celebração.
- Fogos de artifício: espetáculo pirotécnico sobre o Rio Douro à meia-noite.
- Comida: sardinhas assadas, caldo verde e broa de milho são os pratos típicos. Mas, claro, ainda tem muita bifana e prego no pão!
Geralmente, a festa se concentra às margens do Rio Douro e ao longo de toda a Ribeira do Porto. Contudo, a turma também se concentra na Avenida dos Aliados, uma das principais (e mais bonitas) da cidade.
São João em Campina Grande
É Festa de São João que você quer? Campina Grande é mestra! São 30 dias de festa que atraem cerca de 2 milhões de pessoas, todos os anos. Só para ilustrar, o Maior São João do Mundo já integra o calendário das principais festas populares da Embratur!
Mas, é na noite de 23 para 24 de junho que a festa chega ao seu auge. Ali, no Parque do Povo, a programação mescla cantores da região e artistas nacionalmente conhecidos. E, claro, tem o concurso de quadrilha, esbanjando cor, dança e alegria. Sem falar nas barracas vendendo uma comida típica mais gostosa que a outra.
Então, espera encontrar:
- Quadrilhas juninas: grupos de dança que se apresentam em grandes competições.
- Shows e concertos: Programação extensa com shows de forró, sertanejo e outros estilos musicais.
- Barracas de comidas típicas juninas: como canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido e quentão.
- Fogueiras: acesas em diversos locais.
- Cidades cenográficas: estruturas que simulam vilas juninas com decoração temática e atividades típicas.
Além do Parque do Povo e arredores, as celebrações se distribuem entre os distritos e bairros de Campina Grande. Ou seja, é festa na cidade inteira!
Festas de São João em Caruaru
É, mas a cidade pernambucana não fica atrás não, viu? Da mesma forma que em Campina Grande, a festa junina em Caruaru dura o mês todo. Tudo começa já no dia 1º de junho com diversos polos na zona urbana da cidade. Só que, neste ano, já tinha São João em abril, com o projeto São João na Roça. Ou seja, serão 72 dias de festa!
Por lá, além das quadrilhas, shows, arraiais e comidas típicas, a festa se divide em 27 pontos espalhados pela cidade, contando com a zona rural. O maior palco do São João fica no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.
E dá para comparar?
Sinceramente? Não! Afinal, cada uma destas Festas de São João tem sua beleza e tradição. Além disso, são países e culturas bem diferentes, de tal forma que há celebrações bem específicas.
Do ponto de vista do tamanho, as festas em Campina Grande e Caruaru têm uma programação extensa durante todo o mês de junho. Aliás, em Caruaru, está “rolando” desde abril, né? O São João do Porto, por outro lado, dura uma noite, mas extremamente intensa e popular.
Sobre as comidas típicas, come-se bem em todas! No Porto, sardinhas e caldo verde são tradicionais, enquanto em Campina Grande e Caruaru, temos canjica, pamonha e outras comidas nordestinas.
Quanto à música e dança, em Campina Grande e Caruaru, o forró é o ritmo dominante, com grandes shows e apresentações de quadrilhas. No Porto, a música tradicional portuguesa e as danças populares são bem mais comuns.
Ou seja, as festas de São João, tanto no Porto quanto em Campina Grande e Caruaru, são momentos de alegria, cultura e tradição. Cada uma oferece experiências únicas que refletem a rica herança cultural de suas regiões.
Então, nada de rivalidade e divirta-se!