Quem nunca escolheu uma senha fácil para efetuar cadastros em plataformas digitais na tentativa de não esquecer, não é mesmo?
No entanto, apesar de ser uma situação bastante compreensível, senhas fáceis e muito simples podem ser um prato cheio para os hackers descobrirem e terem acesso a todas as suas contas e dados pessoais.
De acordo com um relatório divulgado pela empresa de segurança móvel Lookout, existe uma lista com as 20 senhas comuns mais vazadas na dark web.
Segundo a organização, que cria aplicativos de segurança na nuvem para aparelhos móveis, foi observado que, em média, 80% dos consumidores tiveram os seus e-mails vazados na dark web, em dezembro de 2021.
Com isso, esses e-mails vazados comumente levam os hackers a acessar as suas senhas para outras contas online e, consequentemente, ao roubo de identidade.
LEIA MAIS:
- Sem internet na rua? Conheça esse aplicativo para WiFi grátis!
- A Coreia do Norte tem internet? Descubra como funciona por lá!
Diante disso, essa é uma preocupação que se tornou bastante significativa para os especialistas em segurança cibernética. Principalmente com o atual conflito russo-ucraniano, que pode resultar em um crescimento nos ataques cibernéticos em todo o mundo.
Conheça as 20 senhas comuns mais vazadas na dark web
De acordo com o relatório da Lookout essas são as senhas mais comumente vazadas:
- 123456
- 123456789
- Qwerty
- Password
- 12345
- 12345678
- 111111
- 1234567
- 123123
- Qwerty123
- 1q2w3e
- 1234567890
- DEFAULT
- 0
- Abc123
- 654321
- 123321
- Qwertyuiop
- Iloveyou
- 666666
Diante disso, se você utiliza alguma dessas senhas descritas acima, o mais indicado é que você a troque por uma senha com maior nível de dificuldade.
Como se manter seguro?
Segundo os especialistas em segurança cibernética, o ideal é que você escolha uma senha maior do que o número mínimo de caracteres e utilize caracteres incomuns, como símbolos ou sinais de pontuação. Além disso, use também letras em maiúsculo combinadas com minúsculo.
Ademais, a Lookout também verificou que muitas pessoas reutilizam a mesma senha em diversas contas, o que deve ser uma prática rigorosamente evitada. Isso porque, se um hacker conseguir acessar uma dessas contas, facilmente ele poderá invadir todas as outras.
Para conseguir administrar tantas senhas complexas, uma ótima opção é utilizar gerenciadores de senhas, que geram e armazenam as senhas para você. Há plataformas gratuitas com ótimos recursos disponíveis, como é o caso do Bitwarden.
Por fim, evite também utilizar datas de aniversário sua e/ou de sua família, nomes de entes queridos ou o nome da sua cidade natal. Principalmente se esses dados estiverem disponíveis publicamente.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!