Países em que a semana tem 4 dias úteis: Veja quais adotaram a medida!

Alguns países já reduziram a jornada de trabalho para somente 4 dias!

A jornada de trabalho de 40 horas semanais, que sempre foi vista como padrão, pode estar com os dias contados em alguns países. Diversos estudos apontam que a redução da carga horária pode trazer benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

Recentemente, um projeto de lei proposto na Califórnia, nos Estados Unidos, sugeriu a adoção da semana de 4 dias úteis para empresas com mais de 500 funcionários. Mas esse não é um movimento isolado: outros países também já estão adotando essa medida.

Os benefícios da semana de 4 dias úteis

A jornada de trabalho reduzida pode trazer uma série de benefícios para os trabalhadores, como melhor qualidade de vida, mais tempo livre para lazer e descanso, redução do estresse e maior satisfação no trabalho.

Além disso, estudos mostram que a produtividade não é afetada pela redução da carga horária.

LEIA MAIS: Acima dos 50 anos e quer trabalhar? Estas profissões podem ser as melhores para você!

Projeto de lei proposto na Califórnia

O projeto de lei proposto na Califórnia sugere a adoção da semana de 4 dias úteis para empresas com mais de 500 funcionários, sem corte de salário. Além disso, a proposta ainda prevê o pagamento de hora extra equivalente a uma hora e meia de trabalho por qualquer período que exceda a jornada de 32 horas semanais.

A iniciativa está em consonância com o desejo da maioria dos trabalhadores americanos. De acordo com um estudo da Jefferies, eles desejam uma jornada semanal de 4 dias úteis.

Países que já adotaram a semana de 4 dias úteis

Com uma jornada de trabalho de 36 horas semanais, os Emirados Árabes Unidos se tornaram o primeiro país do mundo a adotar a semana de 4 dias úteis para órgãos públicos.

Na Bélgica, desde fevereiro, a jornada de quatro ou cinco dias é uma opção do trabalhador. Na Islândia, onde se realizaram testes de jornada reduzida entre 2015 e 2019, a produtividade permaneceu a mesma ou até aumentou.

Assim, pela importância do tema, diversos países já experimentaram a redução da jornada, como Escócia, País de Gales e Suécia.

LEIA TAMBÉM: 5 pequenos passos para controlar a ansiedade no trabalho – e combater o burnout!

Conclusão

De fato, a ideia de uma semana de trabalho mais curta é um tema discutido em diversos países e setores da economia. Os benefícios da redução da jornada incluem o aumento da qualidade de vida dos funcionários, uma melhora no bem-estar e na produtividade e a diminuição do cansaço e do estresse.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também