5 maneiras de manter o seu cartão de aproximação seguro contra roubos
Embora seja mais prático, o cartão por aproximação é mais suscetível à fraudes. Portanto, veja como deixá-lo mais seguro!
A segurança do cartão por aproximação é um assunto que tem sido muito discutido nos últimos tempos. Esse recurso surgiu para tornar as transações mais práticas. Mas, por outro lado, ele é mais suscetível à ação dos golpistas.
Isso porque, a depender do valor, as compras realizadas com cartão por aproximação não exigem senhas. Logo, caso o consumidor perca o seu cartão qualquer pessoa pode utilizá-lo.
Além disso, muitos criminosos têm conseguido aplicar golpes ao aproximar maquininhas nas bolsas e carteiras de suas vítimas. Preocupados com isso, muitos especialistas têm falado sobre a segurança do cartão por aproximação e como fazer para evitar a ação dos infratores.
Desse modo, continue lendo esse artigo até o final para saber como deixar o seu cartão por aproximação mais seguro. Confira a seguir!
5 dicas para garantir a segurança do cartão por aproximação:
Desabilite essa função
A melhor forma de garantir a segurança do seu cartão, é desabilitando essa opção. Para isso, basta acessar o aplicativo ou entrar em contato com a empresa para fazer a solicitação.
LEIA MAIS:
- 3 cartões de crédito que não consultam o SERASA – Saiba quais são!
- Evite prejuízos conhecendo esses três golpes comuns no PIX
Diminua o valor-limite permitido para compras por aproximação
Se você deseja continuar usando esse recurso devido à praticidade, a dica é pedir para o banco diminuir o valor-limite para compras por aproximação. Por exemplo, você pode solicitar que seja permitido até R$ 50,00.
Atenção ao material da bolsa ou carteira
Bolsas e carteiras revestidas por metal podem impedir a ação das maquininhas. Assim, os golpistas não vão conseguir fazer as transações. Então, você pode guardar o cartão por aproximação dentro desses materiais para ter uma maior segurança.
Dê preferência ao cartão virtual
Para compras na internet, é melhor que você utilize o cartão virtual. Isso porque, após ser gerado pela operadora, ele é válido por até 24 horas e permite apenas um tipo de transação. Após esse tempo, ele se torna inválido e ninguém poderá utilizá-lo.
Revista o cartão com papel laminado
Por fim, assim como as bolsas e carteiras de metal, cobrir o cartão com papel laminado também impede a ação das maquininhas. Logo, é uma excelente opção para melhorar a segurança do cartão por aproximação.
O que fazer depois de ter o cartão clonado?
Caso o seu cartão por aproximação tenha sido clonado, o recomendado é bloqueá-lo imediatamente com o banco e fazer um boletim de ocorrência.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!