A previsão de reajuste do salário mínimo para 2022 foi modificada. De acordo com o governo federal, a inflação para 2021 sofrerá mais um reajuste, o que interfere no valor da remuneração. Como os preços de produtos e serviços aumentaram nos últimos meses, a estimativa é que a inflação chegue a 9,1% no fim do ano.
As previsões anteriores do governo estimavam a inflação em 8,4%. As informações foram divulgadas pelo secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago.
Todos os anos o salário mínimo é corrigido. O principal índice levado em consideração para o aumento é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Caso a estimativa de 9,1% se torne realidade, o salário mínimo deve subir para R$ 1.200 em janeiro de 2022.
O governo federal estimava no mês de agosto que o piso tivesse valor de R$ 1.169 em 2022. Entretanto, a alta da inflação vai influenciar no salário dos brasileiros. O salário mínimo é usado pelo INSS para definir o reajuste de seus benefícios.
Cerca de 50 milhões de brasileiros são impactados diretamente pelo aumento do piso nacional. Apesar de o salário ter que ser reajustado com base no INPC, em 2021 isso não ocorreu. O reajuste foi de apenas 5,26%, apesar do INPC ter sido de 5,45%.
Apesar do possível aumento para 1.200 reais, isso não significa que o trabalhador terá aumento real do salário. Entre os anos de 2011 a 2019, o salário mínimo também contava com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) para ser reajustado. Dessa maneira os brasileiros tinha aumento no poder de compra.