O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto anual obrigatório que deve ser pago à Secretaria da Fazenda. Com o aumento desse imposto em 2022, muitos contribuintes estão tentando entender como o IPVA é calculado. Caso você seja um desses, então acompanhe aqui a base de cálculo desse imposto, vamos te explicar o passo a passo para calcular o seu IPVA em 2022.
Entendendo o IPVA e aprendendo a calcular para 2022
Antes de realizar o cálculo, é importante entender que o valor cobrado no IPVA varia a depender do veículo. Isso porque esse imposto é calculado com base no valor que o modelo registrou no mês de setembro do ano anterior, isto é, se o valor do carro aumentar, o valor do imposto também aumentará.
LEIA MAIS: IPVA grátis em 2022 – Saiba se você terá direito a isenção!
Nesse caso, para saber o valor do veículo no ano anterior, a Secretaria utiliza como referência a Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para modelos usados e o documento fiscal da compra para zero quilômetros.
O valor cobrado no IPVA depende também da alíquota do Estado onde o veículo foi registrado. Confira abaixo a alíquota para cada Estado:
- Acre – 2%;
- Alagoas – 3%;
- Amazonas – 3%;
- Amapá – 3%;
- Bahia – 2,5%;
- Ceará – 2,5%;
- Distrito Federal – 3,5%;
- Espírito Santo – 2%;
- Goiás – 3,75%;
- Maranhão – 2,5%;
- Minas Gerais – 4%;
- Mato Grosso – 3%;
- Mato Grosso do Sul – 3,5%;
- Pará – 2,5%;
- Paraíba – 2,5%;
- Paraná – 3,5%;
- Pernambuco – 3%;
- Piauí – 2,5%;
- Rio de Janeiro – 4%;
- Rio Grande do Norte – 3%;
- Rio Grande do Sul – 3%;
- Rondônia – 2%;
- Roraima – 3%;
- Santa Catarina – 2%;
- Sergipe – 2,5%;
- São Paulo – 4%;
- Tocantins – 2%.
Calculando o IPVA
Para calcular o IPVA basta multiplicar o valor do veículo com o valor da alíquota. Como exemplo, se o valor do seu carro é R$ 30.000 e a alíquota 4%, você irá pagar R$ 1.200 no IPVA em 2022.
Gostou desse artigo? Então saiba que você pode encontrar mais artigos como esse clicando aqui!