Rio de Janeiro ganha dois roteiros no projeto Rotas Literárias

Caminhadas pela Cidade Maravilhosa passam por pontos turísticos ligados à literatura e música popular

A pauta quente, inegavelmente, é o show da Madonna no Brasil que promete abalar a praia de Copacabana no mês de maio. Mas, além dos preparativos para receber a Rainha do Pop, a Cidade Maravilhosa ganhou dois novos roteiros turísticos.

Trata-se das caminhadas no projeto Rotas Literárias da Embratur, cuja proposta é inserir a pessoa viajante em pontos turísticos ligados a artistas, compositores e escritores da literatura brasileira.

O lançamento se deu na última semana com a presença de, ninguém menos, que Gilberto Gil. De modo geral, a proposta se baseia em iniciativas similares que já ocorrem pelo mundo. Com a ajuda de aplicativos pelo celular, a pessoa visita pontos turísticos tradicionais, como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e centro do Rio.

LEIA MAIS: Castelo de Alnwick, parada obrigatória para os fãs de Harry Potter

Entretanto, essas visitas se dão sob novo olhar, ou seja, conhecendo o vínculo daquelas atrações a livros, crônicas, músicas e poesia. E, como o Rio se abre para todo o mundo, as Rotas Literárias disponibilizam os circuitos em diferentes idiomas. Inicialmente, os roteiros contam com a parceria de startups de tecnologia e comunicação cultural.

Rota Literária Machado de Assis

Um dos roteiros do projeto se baseia tanto na vida quanto na obra do escritor imortal da Academia Brasileira de Letras. A rota é fruto da parceria entre as plataformas de comunicação Ouça a Cidade e digital QMTL. Com voz gerada por IA e efeitos sonoros, o trajeto começa na sede da ABL, no centro do Rio.

Academia Brasileira de Letras

Então, a partir dali, leva a pessoa por pontos que se relacionam a Machado de Assis, bem como seus personagens. O roteiro está disponível em inglês e português.

Rio Literário

O outro roteiro inserido no projeto Rotas Literárias é fruto do projeto da Glocal e parceria da guia turística Juliana Morena. A princípio, a proposta se parece com a anterior, entretanto, a rota contempla mais expoentes da cultura brasileira.

Em resumo, passa por 10 pontos turísticos importantes, entre eles:

  • Real Gabinete Português de Leitura
  • Confeitaria Colombo
  • Largo da Carioca
  • Casa Villarino
Largo da Carioca

Deste modo, faz com que o turista caminhe, por exemplo, por onde Vinícius de Moraes e Tom Jobim se conheceram. Ou, ainda, tenha a oportunidade de tomar um café na emblemática confeitaria. O audioguia narra o trajeto em português, inglês e espanhol, contando sobretudo histórias em cada destino visitado.

LEIA MAIS: Revista elege os destinos que mais inovaram em sustentabilidade

Sobre o Rotas Literárias

O projeto nasceu em 2023 e se baseia, principalmente, em iniciativas similares em outros países. O desafio é atrair, por meio dos clássicos da literatura, visitantes para cenários turísticos tradicionais. No entanto, as visitas teriam outra perspectiva, ou seja, a inserção destes pontos de interesse em obras da literatura.

Só para exemplificar, existem projetos como esse em Portugal, como no Algarve, convidando a descobrir cidades como Faro além das belezas do mar.

E aí, gostou da proposta do projeto Rotas Literárias da Embratur?


Com informações de Agência Brasil

Você pode gostar também