Saiba as principais dúvidas sobre a renovação da CNH
Veja as principais dúvidas em relação a renovação de CNH
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para qualquer cidadão que pretende conduzir um veículo. Para que você não perca o direito de dirigir, é importante sempre estar em dia com a renovação da CNH. Apesar da renovação ser um processo simples, sempre gera muitas dúvidas. Por isso, hoje nós iremos esclarecer as principais dúvidas referentes a renovação da carteira de motorista.
Posso reagendar a renovação de CNH?
Se você teve uma consulta médica ou então teve algum outro compromisso no dia da renovação, não se preocupe pois é possível realizar o reagendamento de forma gratuita. Para isso, basta comparecer até uma unidade de trânsito da sua cidade com todos os documentos necessários. Caso prefira, também é possível realizar o reagendamento por telefone ou até mesmo pelo site.
LEIA MAIS: Por que você deveria usar a CNH Digital? – Confira as vantagens e como funciona!
Posso fazer a renovação em um município diferente?
Está se mudando para outra cidade e está preocupado quanto a renovação? Pode ficar tranquilo! É possível fazer a renovação da sua carteira de motorista em outro município. Para isso, é só solicitar a transferência da sua habilitação que venceu da cidade em que você residia para a que está morando atualmente. Feito isso, você pode fazer o procedimento de renovação normalmente.
O que fazer quando apresentar problemas no agendamento?
É comum apresentar problemas no envio dos dados na hora do agendamento, ainda que tenha preenchido tudo corretamente. Isso ocorre porque muitas vezes o sistema de agendamento não é compatível com versões antigas do navegador utilizado. Para resolver esse problema, basta atualizar o navegador ou utilizar um diferente.
O que acontece se eu não renovar a CNH no prazo de 30 dias?
Passou do período de 30 dias para renovar? Está com receio de ter sua carteira cancelada? Pois não se preocupe quanto a isso! A sua CNH não será cancelada após o período de 30 dias do vencimento. Mas isso não significa que você pode sair por aí dirigindo com a carteira vencida. Afinal, você pode receber uma multa no valor de R$290,00 reais, além de ter a sua habilitação apreendida.
O que fazer quando não encontrar o registro da primeira habilitação?
Para realizar a renovação de CNH é necessário ter em mãos não só o número de registro da primeira habilitação, como também a data em que ela foi expedida e o número do CPF. Caso não tenha essas informações, você terá que comparecer a uma unidade de trânsito da sua região e solicitá-las. Feito isso, você poderá prosseguir normalmente com a renovação da sua habilitação.
Conseguiu tirar algumas dúvidas referentes à renovação da habilitação? Se sim, então continue acompanhando nosso portal para conferir mais conteúdos como esse!