Ranking revela cidades com piores trânsitos do mundo – e há brasileiras na lista!
Entenda como as grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro e São Paulo aparecem com as piores do mundo em termos de congestionamento
O trânsito nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, é uma dor de cabeça constante para milhões de pessoas. No entanto, apesar das reclamações, essas capitais estão longe de figurar entre as piores do mundo em termos de congestionamento.
Pesquisa mostra os trânsitos mais problemáticos do mundo
Um estudo realizado pela empresa TomTom Traffic analisou 387 cidades em 55 países, classificando o congestionamento em diversas metrópoles ao redor do mundo. Surpreendentemente, São Paulo ocupa apenas a 33ª posição no ranking, sendo superada por cidades como Bogotá e Buenos Aires.
LEIA MAIS: Ranking aponta os países mais perigosos para mulheres – Brasil está na lista
Na capital paulista, o tempo médio para percorrer 10 km é de 23 minutos, com uma velocidade média de 21 km/h. Isso implica que os habitantes de São Paulo perdem, em média, dois dias inteiros por ano no trânsito.
Adicionalmente, o custo extra com combustível devido ao congestionamento chega a R$ 531 por ano, representando quase um quarto do valor total gasto com combustível.
Aqueles que já enfrentaram o trânsito de São Paulo numa sexta-feira, entre 16h e 17h, sabem o quão estressante pode ser. Esse período é considerado o pior para dirigir na cidade, com um trajeto de 10 km levando em média 33 minutos.
Rio de Janeiro também é mencionado no ranking
Muitos imaginam o Rio de Janeiro como uma cidade com tráfego caótico, mas a realidade é um pouco diferente. A capital fluminense está na modesta 107ª posição no ranking global, com um tempo médio de 19 minutos para percorrer 10 km e uma velocidade média de 27 km/h.
LEIA MAIS: Brasil tem ou não muitos feriados? Estudo analisa dias de folga pelo mundo – Confira!
Além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras capitais brasileiras também foram estudadas. Recife ocupa a 36ª posição, seguida por Curitiba (38ª), Belo Horizonte (41ª) e Fortaleza (57ª).
Enquanto o trânsito nas grandes cidades brasileiras pode ser estressante, algumas metrópoles ao redor do mundo enfrentam desafios ainda maiores. Londres, por exemplo, lidera o ranking global, com uma velocidade média na hora do rush de apenas 14 km/h e um tempo médio de 37 minutos para percorrer 10 km.