Ranking revela as melhores cidades do mundo para viver – e se encantar!

Estudo considerou clima, meio ambiente, segurança, prosperidade financeira, infraestrutura e outros critérios.

A consultoria de marketing de eventos globais Resonance é responsável por divulgar, anualmente, o “World’s Best Cities” (ou “Melhores cidades do mundo’’, em português). Esse levantamento, além de tradicional, é considerado um dos mais completos mundialmente, devido à quantidade de critérios considerados.

As melhores cidades do mundo

A seguir, confira o que diz o estudo sobre as melhores cidades do mundo para se viver, conheça quais foram os critérios utilizados e veja quais cidades brasileiras estão na lista:

Critérios analisados

Para criar o ranking, a equipe da Resonance analisou clima, meio ambiente, conservação de marcos, diversidade populacional, segurança, prosperidade financeira, programação, cultura e infraestrutura.

LEIA MAIS: 

Cidades brasileiras presentes

A primeira cidade brasileira da lista é São Paulo, ocupando o 33º lugar no ranking. A maior metrópole sul-americana ocupa essa posição, pois, segundo os jurados, trata-se de uma cidade inclusiva, por abrigar comunidades de imigrantes italianos, japoneses, sírios e libaneses. Além disso, é a terceira melhor cidade do planeta no quesito gastronomia. Já o Rio de Janeiro ocupa a 54ª posição, sendo nomeado “delícia sensorial” devido a suas praias tropicais, bairros marcados pela boemia e museus.

Top 5 do estudo

Por fim, estas são as 5 cidades preferidas segundo a pesquisa:

  1. Londres: o título de melhor cidade se deve à efervescência cosmopolita após o cenário pandêmico, seja por abrigar turistas graças ao Jubileu de Platina da Rainha, à despedida de Elizabeth II e à coroação do rei Charles, seja pela expansão do metrô e a atração de milionários.
  2. Paris: com sua arquitetura histórica, a Cidade da Luz é rica em museus, ciclovias e uma política ambiental que estimula a qualidade de vida dos moradores. Além disso, o trânsito é atrativo e o investimento em planejamento urbano está surtindo efeito.
  3. Nova Iorque: rica em bares, teatros e marcada por bairros boêmios, Nova Iorque é um centro cultural, turístico e econômico. Possui três aeroportos e, só no ano passado, foi palco para o surgimento de 9 mil quartos de hotéis.
  4. Tóquio: cidade futurística, destaca-se pela segurança, pela expansão do Aeroporto de Haneda e pela variedade de butiques e lojas temáticas (como a famosa loja dedicada à série Stranger Things) espalhadas pela cidade.
  5. Dubai: essa cidade consegue reunir cenários luxuosos com segurança pública. Ela oferece experiências extravagantes, especialmente em seus museus futuristas ou por meio da piscina 360º de borda infinita mais alta do planeta.

E você, conhece alguma dessas cidades? Tem interesse em conhecer ou em morar em alguma delas?

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também