Ranking aponta os países mais perigosos para mulheres – Brasil está na lista

Conheça o ranking dos 10 países mais perigosos para mulheres viajarem sozinhas. O Brasil aparece no top 3, com a violência domestica atingindo quase 37% das mulheres

Embora a experiência de viajar sozinha seja libertadora para as mulheres, a realidade é que nem todos os destinos são igualmente seguros para elas.

Em alguns países, as viajantes solitárias podem enfrentar desde assédio verbal até violência sexual. O site Asher & Lyric elaborou um índice com os 10 países mais perigosos para uma mulher visitar sozinha.

LEIA MAIS: Por que diversos hotéis pelo mundo não têm o 13º andar? Entenda!

Conheça os países mais violentos para uma mulher

África do Sul

Líder quando o assunto é periculosidade, o país ostenta a triste estatística de apenas 25% das mulheres se sentirem seguras à noite. A violência sexual é uma realidade assustadora, com mais de 40% das mulheres correndo o risco de serem violadas durante a vida. Para fazer uma melhor visualização da gravidade da situação, imagine que a cada 100.000 mulheres sul-africanas, 132 são vítimas de homicídio, a taxa mais alta do mundo.

Brasil

Em segundo lugar no ranking, o Brasil apresenta um cenário preocupante: apenas 28% das mulheres se sentem seguras à noite e o país tem a 3ª maior taxa de homicídios contra mulheres. A violência doméstica também é um problema grave, com 36,9% das mulheres sofrendo violência de parceiros. A cada 4 horas, uma mulher é vítima de violência no Brasil.

Rússia

Altas taxas de homicídios contra mulheres e leis que limitam a participação feminina na sociedade e na economia colocam a Rússia em terceiro lugar. Por exemplo, leis discriminatórias impedem que mulheres assumam certos cargos ou realizem determinados tipos de trabalho.

México

A insegurança à noite é um dos principais fatores que colocam o México em uma posição de destaque. Apenas 33% das mulheres se sentem seguras, violência sexual por não parceiros atinge cerca de 16% das mulheres e a alta taxa de homicídios contra mulheres completam o cenário de perigo. Todos os dias, 10 mulheres são assassinadas no México.

Irã

A disparidade de gênero e a discriminação legal contra as mulheres colocam este país em quinto lugar. As mulheres iranianas enfrentam diversas restrições, como a obrigatoriedade de usar o hijab em público e a dificuldade em obter o divórcio.

República Dominicana

A baixa segurança à noite é um dos principais motivos de preocupação, afetando aproximadamente 33% das mulheres. A alta taxa de homicídios contra mulheres e a desigualdade de gênero também são grandes problemas.

Egito

A desigualdade de gênero, leis restritivas e baixa segurança à noite (apenas 47% das mulheres se sentem seguras) marcam este destino. Por exemplo, a mutilação genital feminina ainda é praticada em algumas comunidades egípcias.

Marrocos

A alta violência por parte do parceiro íntimo afeta cerca de 45% das mulheres, a justificação da violência chega a 32% e a discriminação legal completa o cenário de risco.

LEIA MAIS: 10 destinos europeus que tiveram aumento de popularidade em 2024

Índia

A violência entre parceiros íntimos afeta 37,2% das mulheres, o alto índice de desigualdade de gênero e a justificação da violência chega a 45%, fazendo com que a Índia apareça em nono lugar.

Tailândia

A violência entre parceiros íntimos atinge aproximadamente 44% das mulheres e a maior taxa de justificação da violência contra as mulheres, que atinge 61% da população feminina, tornam este destino perigoso. Mais da metade das mulheres tailandesas acreditam que a violência contra as mulheres pode ser justificada em algumas situações, tornando o combate a essa prática ainda mais difícil.

segurançaturismo