Viajar é maravilhoso, e viajar de graça é melhor ainda! Você sabia que é possível algumas pessoas viajarem pelo Brasil sem precisar desembolsar nada para isso?
Tendo isso em vista, mostraremos para você quem pode viajar de graça pelo nosso país. Confira abaixo quem pode aproveitar desse benefício:
Quem pode viajar de graça pelo Brasil?
Basicamente, idosos, pessoas com deficiência e jovens entre 15 e 29 anos que são de baixa renda podem viajar de graça pelo Brasil.
É um benefício regulamentado por leis diferentes que contemplam cada uma dessas categorias. Porém, esse benefício é para viagens de ônibus.
LEIA MAIS:
- Costuma viajar com idosos? Confira 10 cuidados indispensáveis a se tomar!
- Posso viajar com cachorro em ônibus? — Veja dicas e informações
Algumas dessas leis foram criadas em 1994 e ainda estão vigentes na legislação nacional. No entanto, ainda assim, não há muita divulgação midiática desses benefícios, então muitas pessoas acabam não tendo a oportunidade de aproveitar.
Entenda melhor cada categoria:
Idosos podem viajar gratuitamente
Pessoas acima de 60 anos de idade e que tenham renda menor que 2 salários mínimos brasileiro, podem viajar de graça.
A passagem gratuita pode ser recebida diretamente nos guichês das rodoviárias municipais. Só precisa levar a identidade e comprovante de renda entre 30 dias e 3 horas antes do embarque.
Pessoas com deficiências podem viajar de graça
As pessoas com deficiência também têm o direito de viajar gratuitamente se cadastrando pelo Passe Livre. Com esse benefício ele pode viajar de graça por todo o Brasil. Basta solicitar o passe acessando o site do Portal de Infraestrutura.
Além disso, há um projeto para incluir passagens de avião nesta categoria também.
Jovens baixa renda entre 15 e 29 anos
Os jovens entre 15 e 29 anos que são de baixa renda, presentes no Cadúnico do Governo Federal podem aproveitar as viagens de ônibus gratuitas pelo Brasil.
Basta solicitar a carteirinha de Identidade Jovem (ID Jovem) pelo aplicativo e ir a alguma rodoviária para adquirir o bilhete. Porém, é importante ressaltar que isso se aplica apenas para viagens Interestaduais.
Viagem de graça pela Força Aérea Brasileira (FAB)
A FAB realiza diversos voos pelo Brasil, transportando mercadorias, produtos ou missões.
Caso alguma dessas viagens que eles estiverem realizando tenha vaga disponível, há possibilidade de transportar civis, mesmo que sem vínculos com a FAB.
Para isso, basta ir a alguma base aérea da FAB e pedir para ir até o Posto CAN (Correio Aéreo Nacional) e realizar a inscrição, a qual também é gratuita.
Depois de realizar a inscrição, basta aguardar a FAB entrar em contato quando tiver algum voo disponível para o destino que você escolheu na inscrição.
Porém, é um voo de ida e não garante o voo de volta. Além disso, o pouso pode ser alterado para outra localidade, caso seja necessário. Então, é importante ter disponibilidade para aproveitar desse benefício.
Usando milhas
As milhas aéreas ou pontos são outra forma de viajar de graça para onde você desejar. Há diversos sites e programas de fidelidade de companhias aéreas que, ao se cadastrar, podem acumular pontos no cartão de crédito. Com isso, é possível trocá-los por milhas e por passagens aéreas.
Gostou de saber quem pode viajar de graça pelo Brasil? Você faz parte de algum dos grupos?
Confira mais conteúdos como este no Rotas de Viagem.