Quanto ganha um pedreiro no Canadá?

Saiba qual é a remuneração esperada para o profissional de obras no Canadá, além das expectativas relacionadas ao mercado de trabalho.

Olhe ao seu redor…está vendo prédios, casas, lojas e empresas, certo? Tudo isso foi construído graças ao trabalho de um pedreiro, profissional responsável por levantar ou revestir infraestruturas prediais. Ainda muito desvalorizada no Brasil, a profissão pode ser vista com olhos bem diferentes em outros países, especialmente no Hemisfério Norte. Você sabe, por exemplo, quanto ganha um pedreiro no Canadá e quais as exigências

O pedreiro, ou bricklayer (em inglês), ainda é uma profissão não regulamentada no Canadá. Mas, o que isso significa? Que a carreira não segue normas e leis canadenses, portanto, a província tem autonomia para alterar e aplicar regras nas associações que as normatizam. Normalmente, não exigem validação de diploma ou capacitação específica, mas por serem ligadas a áreas de serviços e varejo, por exemplo, são de extrema importância econômica. 

Trabalhadores como pedreiros, balconistas e bartenders, nem sempre, possuem pós-graduações. Porém, dependendo da província, há trâmites (PNP’s) além do chamado Express Entry (processo de imigração) elegíveis também para algumas profissões não regulamentadas. Para ajudar, vale apostar em uma nominação provincial, isto é, uma proposta de emprego que acelera os procedimentos. 

O que precisa para ser pedreiro no Canadá?

Via de regra, o trabalho como pedreiro exige ensino médio, sem necessidade de conhecimentos em língua estrangeira, carteira de motorista ou alfabetização digital. Experiências anteriores exercem alguma influência sobre o salário, mas obviamente, será mais fácil encontrar um emprego se já tiver algum conhecimento na área. Além disso, é necessário seguir os processos de imigração exigidos pelo país. 

O pedreiro está enquadrado na categoria de trabalhador geral, termo vago que inclui uma variedade extensa de funções. Normalmente, os contratos seguem regime temporário ou por intermédio de agências de recrutamento. As qualificações variam conforme o papel desempenhado e, nestes casos, a experiência vale mais que certificações acadêmicas.

Quanto ganha o pedreiro no Canadá?

A remuneração no Canadá, assim como em outros países do Norte, é baseada no pagamento por hora e pode variar conforme o estado e faixa etária. Ontário, por exemplo, pratica cinco valores distintos para o salário mínimo, considerado um dos mais altos do país. Neles, estão enquadrados trabalhadores como programadores, social media, call center, bartender, entre outros. 

De acordo com o site Payscale.com, o salário médio pago a um pedreiro, por hora, é de C$ 28.86. O valor não inclui bônus, benefícios, comissões ou qualquer outro pagamento adicional, mas, um pedreiro com maior experiência chega a receber C$ 34 por hora. É importante mencionar que algumas cidades pagam melhor seus profissionais, como Winnipeg, Toronto e Calgary. Nelas, a diferença chega a 22% para mais. 

Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • Mario Sergio de Souza

    boa noite galera. eu sou eletricista e mestre obras autonômo, faço tudo dentro da obra, tenho 60 anos será que eu consigo entrar nessa?